Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Tainá Ulli Carvalho de-
dc.date.accessioned2022-09-27T12:33:18Z-
dc.date.available2022-09-27T12:33:18Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.citationAlmeida, T. Influência da Comparação Social na Apresentação de Si de Adolescentes na Rede Social Digital Instagram. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36064-
dc.description.abstractAs social beings, individuals interact seeking to get closer to their interest groups and even without explicit intention, they seek to convey positive aspects about themselves. In an attempt to create advantageous images, comparing oneself to individuals in a better or worse situation about the observed trait can result in important information that will be used for self-assessment, self-improvement, or improvement of self-esteem. Knowing that the internet occupies a significant space of sociability for young people and based on the studies of Léon Festinger on social comparison and Erving Goffman on self-presentation, this research aimed to analyze how the process of social comparison of adolescents affects the construction of your self-presentations on the digital social network Instagram. Qualitative research was carried out, with an exploratory approach, through 8 interviews with adolescents aged 14 to 17 years old. It was concluded that, although it does not always occur intentionally, social comparison influences on the use of strategies to present themselves. The techniques of the online environment offer the use of resources (such as filters) that allow the user to change information about himself through high degrees of selection and editing. It was observed that young people make upward comparisons more often than downward comparisons and use available tools to conform to comparison targets. This process can have positive (inspirational) or negative (low self-esteem) consequences for the self-perception of these young people since often the content on Instagram can project illusory images of individuals.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPsicologia do adolescentept_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subject.otherAdolescents psychologypt_BR
dc.subject.otherSocial psychologypt_BR
dc.subject.otherInstagrampt_BR
dc.titleInfluência da comparação social na apresentação de si de adolescentes na rede social digital Instagrampt_BR
dc.title.alternativeInfluence of social comparison on adolescents self-presentation on the digital social network Instagrampt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, José Carlos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3642051581801976pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, José Carlos Santos-
dc.contributor.referee2Gianordoli-Nascimento, Ingrid Faria-
dc.contributor.referee3Nejm, Rodrigo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8735532982758549pt_BR
dc.description.resumoComo seres sociais, os indivíduos interagem buscando se aproximar dos seus grupos de interesse e, mesmo sem intenção explícita, procuram transmitir aspectos positivos sobre si. Na tentativa de criar imagens vantajosas, comparar-se a indivíduos em melhor ou pior situação em relação ao traço observado pode resultar em informações importantes que possivelmente serão utilizadas para avaliação de si, autoaprimoramento ou melhora da autoestima. Sabendo que a internet ocupa um espaço de sociabilidade significativo para os jovens e partindo dos estudos de Leon Festinger sobre comparação social e de Erving Goffman sobre apresentação de si, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como o processo de comparação social dos adolescentes repercute na construção das suas apresentações de si na rede social digital Instagram. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de abordagem exploratória, através da realização de 8 entrevistas com adolescentes de 14 a 17 anos. Concluiu-se que, apesar de nem sempre ocorrer de forma intencional, a comparação social exerce influência na utilização das estratégias para se apresentar dos jovens entrevistados. As particulares técnicas do ambiente online oferecem utilização de recursos (como os filtros) que permitem ao usuário alterar informações sobre si através de altos graus de seleção e edição. Foi observado que os jovens realizam comparações ascendentes com mais frequência que comparações descendentes, e também utilizam as ferramentas disponíveis para entrar em conformidade com os alvos de comparação. Esse processo pode trazer consequências positivas (inspirações) ou negativas (baixa autoestima) para a percepção de si desses jovens, já que muitas vezes o conteúdo no Instagram pode projetar imagens ilusórias dos indivíduos.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPSI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_TaináAlmeida.pdf898,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.