Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36045
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Rafaela Martins Gomes Borges-
dc.date.accessioned2022-09-20T17:53:32Z-
dc.date.available2022-09-20T17:53:32Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36045-
dc.description.abstractThe research aims to observe how the process of technological appropriation of the YouTube platform - which today is the most accessed video sharing site by Brazilians connected to the internet - occurs in a generational perspective, by two Brazilian youtubers, from Paraná and Rio de Janeiro, above 50 years of age. Both housewives, with little technical knowledge about ICTs, began to use YouTube to share diverse content about their routines, in addition to interacting with their followers. Thus, they became content producers for the platform. Considering issues of gender, generation, race and class, our work focuses on two YouTube channels of two women aged 54 and 59, to understand how they appropriated this platform. From the studies on technological appropriations, platformization, digital gaps, generation and with an intersectional look, an explanatory multiple case study was carried out, with classification of videos from both channels and interviews with the youtubers. Based on our findings, we understand that the different social markers influenced the way each of them saw the YouTube platform. While for one, from the beginning, there was a desire to share her experiences as a mature woman, for the other this novelty arose from a stimulus from her daughter and became her main financial income. We also observed how the generational exchange between them and their children was important so that they could, to some extent, appropriate the YouTube platform. In addition, we noticed how the discourse of life experience as mature women, combined with an idea of collaboration with the channel's followers, as well as helping other people who are experiencing problems, is also something in common between the two youtubers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectComunicação e culturapt_BR
dc.subjectComunicação digitalpt_BR
dc.subjectConteúdo gerado pelo usuáriopt_BR
dc.subjectYoutube (Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectTecnologia e idosospt_BR
dc.subject.otherAppropriation of ICTs; Generation; Youtube; Youtubers.pt_BR
dc.title"oi meus amor": apropriações da plataforma do YOUTUBE em uma perspectiva geracionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Natansohn, Leonor Graciela-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3404-4522pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2953531382617670pt_BR
dc.contributor.referee1Natansohn, Leonor Graciela-
dc.contributor.referee2Paz, Mônica-
dc.contributor.referee3Morales, Mirta Susana-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5318-9308pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5791076600385427pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo observar como ocorre o processo de apropriação tecnológica da plataforma YouTube – que hoje é o site de compartilhamento de vídeos mais acessado pelos brasileiros conectados à internet – em uma perspectiva geracional, por duas youtubers brasileiras, paranaense e fluminense, acima dos 50 anos de idade. Ambas donas de casa, e com pouco conhecimento técnico sobre as TIC’s, começaram a utilizar o YouTube para compartilhar conteúdos diversos sobre suas rotinas, além de interagirem com seus(as) seguidores(as). Assim, tornaram-se produtoras de conteúdo para a plataforma. Considerando questões de gênero, geração, raça e classe, nosso trabalho foca em dois canais do YouTube de duas mulheres de 54 e 59 anos, para entender como elas apropriaram-se dessa plataforma. A partir dos estudos sobre apropriações tecnológicas, plataformização, brechas digitais, geração e, com um olhar interseccional, foi realizado um estudo de caso múltiplo explanatório, com classificação de vídeos dos dois canais e realização de entrevista com as youtubers. Compreendemos, a partir dos nossos achados, que os diferentes marcadores sociais influenciaram na forma como cada uma delas enxergava e se apropriava da plataforma YouTube. Enquanto que para uma desde o começo existia uma relação de desejo em compartilhar suas experiências de uma mulher na maturidade, para a outra essa novidade surgiu a partir de um estímulo de uma das suas filhas e se transformou em sua principal renda financeira. Também observamos como a troca geracional entre elas e seus filhos foi importante para que pudessem, em alguma medida, se apropriarem da plataforma YouTube. Além disso, notamos como o discurso da experiência de vida enquanto mulheres na maturidade, aliado a uma ideia de colaboração com os seguidores do canal, de ajuda a outras pessoas que estejam vivendo problemas, é também algo em comum entre as duas youtubers.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafaela Martins_versaofinal0109.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.