Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Brandão, Rafaela Martins Gomes Borges | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-20T17:53:32Z | - |
dc.date.available | 2022-09-20T17:53:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36045 | - |
dc.description.abstract | The research aims to observe how the process of technological appropriation of the
YouTube platform - which today is the most accessed video sharing site by Brazilians
connected to the internet - occurs in a generational perspective, by two Brazilian
youtubers, from Paraná and Rio de Janeiro, above 50 years of age. Both housewives,
with little technical knowledge about ICTs, began to use YouTube to share diverse
content about their routines, in addition to interacting with their followers. Thus, they
became content producers for the platform. Considering issues of gender, generation,
race and class, our work focuses on two YouTube channels of two women aged 54 and
59, to understand how they appropriated this platform. From the studies on
technological appropriations, platformization, digital gaps, generation and with an
intersectional look, an explanatory multiple case study was carried out, with
classification of videos from both channels and interviews with the youtubers. Based on
our findings, we understand that the different social markers influenced the way each of
them saw the YouTube platform. While for one, from the beginning, there was a desire
to share her experiences as a mature woman, for the other this novelty arose from a
stimulus from her daughter and became her main financial income. We also observed
how the generational exchange between them and their children was important so that
they could, to some extent, appropriate the YouTube platform. In addition, we noticed
how the discourse of life experience as mature women, combined with an idea of
collaboration with the channel's followers, as well as helping other people who are
experiencing problems, is also something in common between the two youtubers. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Comunicação e cultura | pt_BR |
dc.subject | Comunicação digital | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo gerado pelo usuário | pt_BR |
dc.subject | Youtube (Recurso eletrônico) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia e idosos | pt_BR |
dc.subject.other | Appropriation of ICTs; Generation; Youtube; Youtubers. | pt_BR |
dc.title | "oi meus amor": apropriações da plataforma do YOUTUBE em uma perspectiva geracional | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Natansohn, Leonor Graciela | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3404-4522 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2953531382617670 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Natansohn, Leonor Graciela | - |
dc.contributor.referee2 | Paz, Mônica | - |
dc.contributor.referee3 | Morales, Mirta Susana | - |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-5318-9308 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5791076600385427 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo observar como ocorre o processo de apropriação
tecnológica da plataforma YouTube – que hoje é o site de compartilhamento de vídeos
mais acessado pelos brasileiros conectados à internet – em uma perspectiva geracional,
por duas youtubers brasileiras, paranaense e fluminense, acima dos 50 anos de idade.
Ambas donas de casa, e com pouco conhecimento técnico sobre as TIC’s, começaram a
utilizar o YouTube para compartilhar conteúdos diversos sobre suas rotinas, além de
interagirem com seus(as) seguidores(as). Assim, tornaram-se produtoras de conteúdo
para a plataforma. Considerando questões de gênero, geração, raça e classe, nosso
trabalho foca em dois canais do YouTube de duas mulheres de 54 e 59 anos, para
entender como elas apropriaram-se dessa plataforma. A partir dos estudos sobre
apropriações tecnológicas, plataformização, brechas digitais, geração e, com um olhar
interseccional, foi realizado um estudo de caso múltiplo explanatório, com classificação
de vídeos dos dois canais e realização de entrevista com as youtubers. Compreendemos,
a partir dos nossos achados, que os diferentes marcadores sociais influenciaram na
forma como cada uma delas enxergava e se apropriava da plataforma YouTube.
Enquanto que para uma desde o começo existia uma relação de desejo em compartilhar
suas experiências de uma mulher na maturidade, para a outra essa novidade surgiu a
partir de um estímulo de uma das suas filhas e se transformou em sua principal renda
financeira. Também observamos como a troca geracional entre elas e seus filhos foi
importante para que pudessem, em alguma medida, se apropriarem da plataforma
YouTube. Além disso, notamos como o discurso da experiência de vida enquanto
mulheres na maturidade, aliado a uma ideia de colaboração com os seguidores do canal,
de ajuda a outras pessoas que estejam vivendo problemas, é também algo em comum
entre as duas youtubers. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCOM)
|