Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Mizael José Nascimento de-
dc.date.accessioned2022-09-12T15:46:13Z-
dc.date.available2022-09-12T15:46:13Z-
dc.date.issued2022-06-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36006-
dc.description.abstractThis work contains three parts. The first part consists of a memorial that lists my musical inspirations, teachers, and learning experiences. It Took Place before the beginning of my Master's degree program, as well as activities and materials produced during the course work. After this, an article that discusses the importance of the daily technical studies for the trombonist's improvement, and the creation of studies aimed at preparing the performance of the piece Divertimento by composers Gilberto Gagliardi and Oscar S. Brum. The text was based on the understanding of Kristeva's concept of intertextuality (2005) and, later, on the application of this same concept in the construction of Intertextual Diary Studies for the Trombone (EDIT), making it possible to guarantee the maintenance of the trombonist's general technique associated with the preparation of a specific repertoire. In the final product, a notebook containing eight EDIT is available, all based on melodies and excerpts from solo pieces from the Brazilian repertoire for tenor trombone. The construction of a didactic material aimed at the preparation of Brazilian pieces for solo trombone and piano is directed, such as Fantasia by Abdon Lyra, Duas Danças by “Maestro Duda”, and Fantasia Sul América by Claudio Santoro, among others. Indeed, the mentioned pieces are contained in curricula of educational institutions spread across Brazil, including the Graduation in tenor trombone at UFBA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectEDITpt_BR
dc.subjectGilberto Gagliardipt_BR
dc.subjectOscar Brumpt_BR
dc.subjectTrombonept_BR
dc.subject.otherIntertextualitypt_BR
dc.subject.otherEDITpt_BR
dc.subject.otherGilberto Gagliardipt_BR
dc.subject.otherOscar Brumpt_BR
dc.subject.otherTrombonept_BR
dc.titleEstratégias para construção de performances em obras do repertório para trombone tenor solo através de estudos diários com abordagens intertextuais.pt_BR
dc.title.alternativeStrategies for building performances in pieces on the repertory for solo tenor trombone through daily studies with intertextual approaches.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICALpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lélio Eduardo Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6953959536867982pt_BR
dc.contributor.referee1Kato, Suzana-
dc.contributor.referee2Lage, Marcos Botelho-
dc.contributor.referee3Leite, Diego Ramires da Silva-
dc.creator.Latteshttps://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=1CAE3F70B61744EAD18ABA6141539D0Bpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é dividido em três partes. A primeira consiste em um memorial com o relato das inspirações musicais, professores e aprendizado antes do Mestrado, assim como as atividades e produções durante o curso. Logo após, apresenta-se um artigo em que se discute a importância dos estudos técnicos diários para o aperfeiçoamento do trombonista, e a criação de estudos direcionados à preparação da performance da peça Divertimento dos compositores Gilberto Gagliardi e Oscar S. Brum. O texto se apoia na compreensão do conceito de intertextualidade de Kristeva (2005) e, posteriormente, na aplicação deste mesmo conceito na construção de Estudos Diários Intertextuais para o Trombone (EDIT), possibilitando que seja garantida a manutenção da técnica geral do trombonista associada ao preparo de um repertório específico. No produto final, é disponibilizado um caderno com oito EDIT, todos baseados em melodias e trechos de peças solo do repertório brasileiro para trombone tenor. Direciona-se a construção de um material didático voltado para a preparação de peças brasileiras para trombone solo e piano, tais como: Fantasia de Abdon Lyra, Duas Danças do “Maestro Duda”, Fantasia Sul América de Claudio Santoro, dentre outras. Salientando que estas já fazem parte de algumas grades curriculares de instituições de ensino espalhadas pelo Brasil, em que também se inclui a Graduação em trombone tenor da UFBA.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF - MIZAEL - UFBA.pdfTrabalho de Conclusão Final; FRANÇA, Mizael José Nascimento de26,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.