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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Mario Arthur Borges de Assis-
dc.date.accessioned2022-09-09T14:50:46Z-
dc.date.available2022-09-09T14:50:46Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36002-
dc.description.abstractOil exploration activities in the Brazilian pre-salt are in full expansion and have required significant investments in the construction of new offshore production platforms (FPSO), estimated at US$90 billion. These ocean structures are extremely complex, with high added value and their construction, in large part, has been contracted in Asian shipyards. The option of constructions abroad reveals questions about the competitiveness of the national industry and its relationship with the requirements of minimum local content (25%) established by law. This research was based on a consistent critical assessment of the current state of this segment in Brazil, assessing its competitiveness against international competitors. For this purpose, a mathematical modelling of demand forecast for FPSO was developed for the period of 10 years (2021 to 2030), whose result was used in the conversion of the demand forecast of the component parts of the structure, followed by the analysis of the construction industry offshore and definition of competitiveness parameters to meet the expected orders, which resulted in the possible construction of 30 platforms expected by this methodology in the indicated period, according to the current state of the technological art. The economic impacts and need for resources of workers in the possible scenarios of offshore activities in the next 10 years were also evaluated. It appears that the methodology used in this research allowed to generate impressive results, contributing to break the paradigm of the impossibility of offshore construction capacity in Brazil on a scale to meet current national demands, as well as to evaluate the benefits of competitive continuity of this industry for future markets of alternative and renewable energy offshore.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEstaleirospt_BR
dc.subjectEstruturas offshorept_BR
dc.subjectPlataformas (petróleo)pt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subject.otherShipyardspt_BR
dc.subject.otherOffshore structurespt_BR
dc.subject.otherPlatforms (petroleum)pt_BR
dc.subject.otherCompetitivenesspt_BR
dc.titleCompetitividade na indústria de construção offshore brasileirapt_BR
dc.title.alternativeCompetitiveness in the brazilian offshore construction industrypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFontes, Cristiano Hora de Oliveira-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Ademar Nogueira do-
dc.contributor.advisor2Fontes, Cristiano Hora de Oliveira-
dc.contributor.referee1Fujarra, André Luis Condino-
dc.contributor.referee2Mota, Daniel de Oliveira-
dc.contributor.referee3Nascimento, Ademar Nogueira do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761010425721468pt_BR
dc.description.resumoAs atividades de exploração de petróleo no pré-sal brasileiro encontram-se em franca expansão e vêm requerendo expressivos investimentos em construção de novas plataformas de produção offshore (FPSO), estimados em US$90 bilhões. Essas estruturas oceânicas são extremamente complexas, de alto valor agregado e sua construção, em grande parte, vem sendo contratada em estaleiros asiáticos. A opção das construções no exterior revela indagações sobre a competitividade da indústria nacional e suas relações com as exigências de Conteúdo Local (CL) mínimo (25%) previsto em leis. Esta pesquisa baseou-se em consistente avaliação crítica do estado atual deste segmento no Brasil, aferindo sua competitividade frente aos concorrentes internacionais. Desenvolveu-se, para tanto, modelagem matemática de previsão de demanda por FPSO para o período de 10 anos (2021 a 2030), cujo resultado foi empregado na conversão da previsão de demanda das partes componentes da estrutura, seguido pela análise da indústria de construção offshore e definição de parâmetros de competitividade para atendimento das encomendas previstas, o que resultou em possível construção de 30 plataformas esperadas por esta metodologia no período indicado, de acordo com o atual estado da arte tecnológica. Foram também avaliados os impactos econômicos e a necessidade de recursos profissionais nos possíveis cenários de atividades offshore nos próximos 10 anos. Constata-se que a metodologia empregada nesta pesquisa permitiu gerar resultados impactantes contribuindo para romper o paradigma da impossibilidade da capacidade de construção offshore no Brasil em escala para atendimento às demandas nacionais atuais, como também avaliar os benefícios de continuidade competitiva dessa indústria para mercados futuros de energia alternativas e renováveis offshore.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola Politécnicapt_BR
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