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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35973
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Mulheres negras e interseccionalidades em cenas musicais de paredão, pagode e samba em Salvador, Bahia
metadata.dc.creator: Cerqueira, Andreza Lorena Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fernandes, Felipe Bruno Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Márcia Santana
metadata.dc.contributor.referee2: Pinho, Osmundo Santos de Araújo
metadata.dc.contributor.referee3: Saunders, Tanya L.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação, articulada em torno de etnografias de campo, desenvolve novas perspectivas em torno de mulheres negras e ritmos associados ao samba e pagode. Tomando a conceituação de cena musical como um espaço de pertencimento sonoro, nas periferias de Salvador encontramos o paredão e o pagode, vistos por grande parte das pessoas como apenas uma expressão de lazer quando, em verdade, são lócus centrais de protagonismo preto. Entendendo esses ambientes de pagode e paredão como lugares de participação e protagonismo das mulheres negras da periferia de Salvador, nota-se que ali se congregam diversas facetas das suas trajetórias como a religiosidade, a subsistência econômica, o pertencimento familiar e o encontro inter-geracional entre elas. As mulheres negras ao longo da história foram protagonistas de suas vidas em um contexto de racismo e sexismo, no qual mesmo no campo feminista ainda enfrentaram barreiras. Essa pesquisa evidencia como, para além da teoria feminista, mulheres pretas vem tecendo redes de aprendizado em diferentes setores da vida inclusive, em eventos desses ritmos.
Resumen : This dissertation, articulated around field ethnographies, gain new perspectives on black women and rhythms associated with samba and pagode. Taking the concept of the music scene as a space of sound belonging, on the outskirts of Salvador we find the wall and the pagode, seen by most people as just an expression of leisure when, in fact, they are the central locus of black protagonism. Understanding these environments of pagoda and wall as places of participation and protagonism for black women on the outskirts of Salvador, it is noted that various facets of their trajectories, such as religiosity, economic subsistence, family belonging and the inter-generational encounter, congregate there. they. Black women throughout history have been protagonists of their lives in a context of racism and sexism, in which even in the feminist field they still faced barriers. This research shows how, beyond feminist theory, black women have been weaving learning networks in different sectors of life, including events at these rhythms.
Palabras clave : Mulheres negras
Interseccionalidades
Pagode baiano
Cena musical
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) 
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35973
Fecha de publicación : 12-dic-2021
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGNEIM)

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