Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35927
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Joelma Francisca de-
dc.date.accessioned2022-08-23T14:55:49Z-
dc.date.available2022-08-23T14:55:49Z-
dc.date.issued2016-08-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35927-
dc.description.abstractPagode Baiano is part of the black musicality that has captured a diverse audience in Bahia, mainly made up of young people. This musicality that is present in the classroom through youth corporality, promoting social movements, leisure and triggers debates and reflection on different topics, cannot be ignored by the school. Understanding the school as a space of circulation of knowledge and diferente people who wish to speak, to be heard and understood, I left this cultural aspect, whose hybrid language involves body, rhythm and musicality, to rethink my Praxis as a teacher of Portuguese language and develop a pedagogical intervention project during my studies in the Professional Master of Arts (PROFLETRAS). This work consists of an intervention proposed in the classroom, held during the year 2014, in which I set out to search how the musicality of Pagode Baiano can promote a more pluralistic methodological practice of mother tongue teaching. The work entitled The Pagode Baiano, the school and the Portuguese Language classes was developed through reading workshops that aimed to interpretation of musics, videos, news, reports involving the pagode culture personalities. We thought the idea that language is a sociocomunicative activity and that the body is also a powerful articulator of speeches, the intervention proposal is based on the dialogical conception of language (Bakhtin, 2006), the approach to multiple, heterogeneous Literacies (KLEIMAN, 1995; STREET, 2014) and in view of Literacies Reexistência (SOUZA, 2011). The description of this intervention composed this memorial, in which are presented the methodological procedures used and the implemented actions results. The project was developed in the 9th year of Elementary School classes in a public school in Salvador.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPagode Baianopt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subject.otherPortuguese Language Teachingpt_BR
dc.subject.otherPagode Baianopt_BR
dc.subject.otherLiteraciespt_BR
dc.titleO pagode baiano, a escola e as aulas de língua portuguesa: memórias de uma professora em formaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Suzane Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385110672248802pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Suzane Lima-
dc.contributor.referee2Santos, Mônica de Menezes-
dc.contributor.referee3Faria, Anna Amélia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6751435059056149pt_BR
dc.description.resumoO Pagode Baiano constitui parte da musicalidade negra que conquistou um público diverso na Bahia, formado principalmente por jovens. Essa musicalidade que está presente na sala de aula por meio da corporeidade juvenil, promovendo movimentos de sociabilidade, lazer e desencadeia debates e reflexão sobre diferentes temas, não pode ser ignorada pela escola. Entendendo a escola como espaço de circulação de saberes e sujeitos diversos que desejam falar, serem ouvidos e compreendidos, partí dessa vertente cultural, cuja linguagem híbrida envolve corpo, ritmo e musicalidade, para repensar minha práxis como professora de Lingua Portuguesa e desenvolver um projeto de intervenção pedagógica durante meus estudos no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Este trabalho consiste na proposta de intervenção em sala de aula, realizada durante o ano de 2014, em que me propus pesquisar de que forma a musicalidade do Pagode Baiano pode promover uma práxis metodológica mais plural do ensino de língua materna. O trabalho intitulado O pagode Baiano, a escola e as aulas de Lingua Portuguesa: memórias de uma professora em formação foi desenvolvido por meio de oficinas de leitura que objetivavam a produção de sentidos de letras de música, vídeos, notícias e reportagens envolvendo as personalidades da cultura do pagode. Pensado a partir do conceito de que a linguagem é uma atividade sociocomunicativa e que o corpo é também um potente articulador de discursos, a proposta de intervenção baseia-se na concepção dialógica de linguagem (BAKHTIN, 2006), na abordagem sobre Letramentos múltiplos e heterogêneos (KLEIMAN, 1995; STREET, 2014) e na perspectiva dos Letramentos de Reexistência (SOUZA, 2011). A descrição dessa intervenção se configurou neste memorial, no qual são apresentados os procedimentos metodológicos realizados e os resultados das ações implementadas. O projeto foi desenvolvido no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Salvador.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIAL FINAL JOELMA.pdfJOELMA FRANCISCA DE SOUZA1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.