Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMuthambe, Adilson Valdano-
dc.date.accessioned2022-08-15T14:21:51Z-
dc.date.available2022-08-15T14:21:51Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35884-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the skills and strategies of psychologists in schools in the context of inclusive education in Mozambique. In terms of methodological orientation, the research was a qualitative one and followed the interpretivist paradigm. Regarding the data collection, 14 participants were interviewed, being 5 psychologists, 6 teachers and 3 educational managers. Data production followed the guidelines of the content analysis technique. The results were discussed and structured in four complementary articles. In the first article, the data indicated that the implementation of educational policies remains undefined and vulnerable social groups especially in remote areas do not benefit from some interventions. Civil society organizations contribute to the insertion of psychologists in schools through social projects. In the second article, the results revealed that psychologists defined disability based on the kind of injuries and social structure. The participant highlighted fundamental skills to work in schools: investigative, planning, evaluative, communicative or relational, interventional and administrative. However, they highlighted challenges such as the lack of resources to carry out an internship in psychology, the mismatch between the competencies defined by psychology courses and school demands, the emphasis on theoretical approaches in detriment of practical activities and the absence of the National Council of Psychology in the country. In the third article, the results showed that the psychologist in the multidisciplinary team plays the role of mediator. She/he plans and coordinates the activities of other professionals, designs the preventive intervention program, monitors the work with families, serves as a bridge in the relationships between school, family, community and prepares the general activity report. Finally, the results in the fourth article point out that among the factors that favor the performance of the psychologist there are acceptance of ideas by the school board and collaborative actions with other professionals who make up the multidisciplinary team. The results indicated factors that hinder psychologist performance, the attitudes of teachers, lack of collaboration of families, little funding for the elaboration of specific programs and the multilingual character of the school system.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectPsicólogopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subject.otherSkillspt_BR
dc.subject.otherStrategiespt_BR
dc.subject.otherPsychologistpt_BR
dc.subject.otherInclusive educationpt_BR
dc.titleCompetências e estratégias da atuação do psicólogo nas escolas no contexto da educação inclusiva em Moçambiquept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesDazzani, Maria Virgínia Machado-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpq1. Psicologia do desenvolvimento. 2. Psicologia educacional. 3. Educação inclusiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Marsico, Giuseppina-
dc.contributor.advisor2Dazzani, Maria Virgínia Machado-
dc.contributor.referee1Marsico, Giuseppina-
dc.contributor.referee2Sampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.contributor.referee3Nascimento, Verônica Gomes-
dc.contributor.referee4Barreto, Mariana Leonesy da Silveira-
dc.contributor.referee5Mulhanga, Félix José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3985022771439752pt_BR
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar as competências e estratégias para a atuação do psicólogo nas escolas no contexto da educação inclusiva em Moçambique. Em termos de orientação metodológica a pesquisa foi do tipo qualitativo e seguiu o paradigma interpretativista. Para a coleta de dados foram entrevistados 14 participantes, sendo 5 psicólogos (as), 6 professores (as) e 3 gestores (as) educacionais. A produção de dados seguiu as diretrizes da técnica de análise de conteúdo. Os resultados foram estruturados em função de quatro artigos complementares. No primeiro artigo, os dados indicaram que a implementação das políticas educativas permanece indefinida e os grupos sociais vulneráveis e em zonas recônditas não se beneficiam de alguns direitos. E as organizações da sociedade civil contribuem para a inserção dos psicólogos nas escolas através de projetos sociais. No segundo artigo os resultados revelaram que os psicólogos definiram a deficiência baseando-se na lesão e na estrutura social. As narrações destacaram competências fundamentais para atuar nas escolas, sendo: investigativa, de planejamento, avaliativa, comunicativa ou relacional, interventiva e administrativa. Todavia, enalteceram desafios como falta de recursos para realização de estágio em psicologia, o descompasso entre as competências definidas pelos cursos de psicologia e as demandas escolares, ênfase em abordagens teóricas em detrimento de atividades práticas e inexistência do Conselho Nacional de Psicologia no país. No terceiro artigo os resultados demonstraram que o psicólogo na equipe multiprofissional desempenha o papel de mediador, planeja e coordena as atividades de outros profissionais, desenha o programa de intervenção preventiva, monitora o trabalho junto às famílias, serve de ponte nas relações entre escola, família, comunidade e elabora o relatório geral de atividades. Para finalizar os resultados no quarto artigo apontam que dentre os fatores que favorecem a atuação do psicólogo são, aceitação das ideias pela direção da escola e ações colaborativas com outros profissionais que compõem a equipe multiprofissional. E indicaram como fatores que dificultam a sua atuação as atitudes de professores, falta de colaboração das famílias, pouco financiamento para a elaboração de programas específicos e o caráter multilinguístico.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (IPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Adilson Valdano Muthambe 2022.2.pdf2,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.