Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35874
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo, Fábio Baqueiro-
dc.date.accessioned2022-08-15T13:48:57Z-
dc.date.available2022-08-15T13:48:57Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Fábio Baqueiro. A Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980. Revista de História, São Paulo, n. 181, p. 1-34, 2022. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713.pt_BR
dc.identifier.issn2316-9141pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35874-
dc.description.abstractThis essay examines the organization and implementation of the National Literacy Campaign promoted in Angola immediately following independence, using it as a vantage point to investigate the dilemmas and conflicts that marked the birth of the new nation and the consolidation of the State, especially in the urban area, amidst contestedlegitimacy and proliferation of different political agendas and interpretations of what independence should mean. Based on the written press and official publications, the article explores the Cuban influence in the Campaign’s organizational and pedagogical conceptions, the State-in-the-making operational frailty, the autonomous political agency of urban students—and the governmental efforts to curtail their revolutionary enthusiasm—, and the employment of the Campaign as a lever to build a universal basic education system in Angola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Históriapt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEstado pós-colonialpt_BR
dc.subjectNacionalismopt_BR
dc.subject.otherAngolapt_BR
dc.subject.otherEducational policypt_BR
dc.subject.otherLiteracypt_BR
dc.subject.otherPost-colonial Statept_BR
dc.subject.otherNationalismpt_BR
dc.titleA Campanha Nacional de Alfabetização e a construção do Estado em Angola, 1975-1980pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.citation.issue181pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage34pt_BR
dc.identifier.doi10.11606/issn.2316-9141.rh.2022.183713pt_BR
dc.description.resumoEste artigo busca examinar os processos de organização e a implementação da Campanha Nacional de Alfabetização promovida em Angola no período imediatamente posterior à independência, tomando-a como uma janela para investigar os dilemas e conflitos que marcaram o nascimento da nova nação e a consolidação do Estado, especialmente no espaço urbano, num contexto de legitimidade contestada e de proliferação de diferentes agendas políticas e interpretações sobre o significado da independência. Utilizando principalmente a cobertura da imprensa escrita e publicações oficiais, este artigo analisa a influência cubana na concepção organizacional e pedagógica da campanha,a fragilidade operacional do Estado em constituição, a atuação política autônoma dos estudantes das cidades – e os esforços do governo para enquadrar seu entusiasmo revolucionário – e a utilização da campanha como uma alavanca para a construção de um sistema universal de educação básica em Angola.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
183713-Texto do artigo-567281-1-10-20220718-1.pdfTexto do artigo382,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.