Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Guilherme Santos de-
dc.date.accessioned2022-07-27T18:09:59Z-
dc.date.available2022-07-27T18:09:59Z-
dc.date.issued2022-01-24-
dc.identifier.citationARAÚJO, Guilherme Santos de. James Baldwin e o Racismo nos Estados Unidos: Uma análise do filme Eu não sou seu negro (2017). 120f. Dissertação (Mestrado em Estudos Étnicos e Africanos) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35756-
dc.description.abstractThis research work aims to analyze Raoul Peck's 2017 feature-film, I Am Not Your Negro, investigating the resources that the film uses to elaborate its argument on racism in the United States of America. In this way, at the beginning of this Master Thesis some information about who the filmmaker Raoul Peck is, his filmography, and the writer James Baldwin, who is the main character of the film (once the film uses his writing and vision on the subject). In the course of this work, a discussion is conducted about cinema as an art and how much it was/is influenced by political processes, especially those that are structured from colonialism and racial slavery, directing the focus to Black American Cinema. It also aims to discuss what documentary film is, as well as to involve into the more specific analysis of the film I Am Not Your Negro (2017), commenting on scenes through the analysis of shots, editing, soundtrack etc., in order to highlight criticism made in the film regarding to the stereotyped representations that the black population undergoes in mainstream cinema and beyond. To substantiate this work, an overview of the American racial context is made, in dialogue with the historical references brought in the cinematographic work itself. This work uses authors from the Human Sciences field to support the discussions, but it also uses other films as a source that reinforces the discussion on the subject of this work, and are also important sources of knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectJames Baldwinpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectCinema Negropt_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subject.otherJames Baldwinpt_BR
dc.subject.otherRacismpt_BR
dc.subject.otherBlack Cinemapt_BR
dc.subject.otherUnited Statespt_BR
dc.titleJames Baldwin e o Racismo nos Estados Unidos: Uma análise do filme Eu não sou seu negro (2017)pt_BR
dc.title.alternativeJames Baldwin and Racism in the United States: An analysis of the film I Am Not Your Negro (2017)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
dc.subject.cnpqLiteraturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722633934766683pt_BR
dc.contributor.referee1Santana França, Alex-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0001-6013-8835pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809692329484222pt_BR
dc.contributor.referee2Marques, Diego Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023747785720615pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira Filho, Jesiel Ferreira de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5722633934766683pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6772835580822689pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa se propõe a analisar a obra fílmica Eu não sou seu negro (2017), dirigida por Raoul Peck, investigando os recursos de que ela se utiliza para elaborar seu discurso sobre o racismo nos Estados Unidos. De modo que, no início da dissertação é apresentado um pouco de quem é o cineasta Raoul Peck, sua filmografia, apresenta-se também o escritor James Baldwin, que é o personagem principal do filme, pois, a obra se utiliza da sua escrita e da sua visão. No decorrer do trabalho é feita uma discussão sobre o cinema enquanto arte e o quanto ele foi/é influenciado pelos processos políticos, destacadamente aqueles que se estruturam a partir do colonialismo e da escravidão racial, dirigindo o foco para o cinema negro estadunidense. Busca-se debater o que é o filme documentário, além de adentrar na análise mais específica do filme Eu não sou o seu negro (2017), comentando cenas através da análise de planos, montagem, música, etc., com o objetivo de evidenciar as críticas que o filme faz às representações estereotipadas que a população negra sofre no cinema mainstream e fora dele. Para embasar o trabalho, é feito um panorama do contexto racial estadunidense, dialogando com as referências históricas trazidas na própria obra fílmica. O trabalho se utiliza de autores e autoras das Ciências Humanas para fundamentar as discussões, mas também se utiliza de outras obras fílmicas que são importantes fontes de conhecimento.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.