Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorREIS, HEVERTON LUIS BARROS-
dc.date.accessioned2022-07-27T18:08:29Z-
dc.date.available2022-07-27T18:08:29Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35755-
dc.description.abstractThe dissertative Padê, presented in the now, seeks to investigate the black candomblé theater of the Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas – NATA (1998-2019), through the analysis of its last four shows - Siré Obá - A Festa do Rei; Ogum - Deus e Homem; Exu - A Boca do Universo and Oxum. It references the Teatro Experimental do Negro – TEN (1944- 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) and Grupo de Teatro Abdias Nascimento – CAN (2002), which are references for black theaters in Brazil and for the poetic work of NATA. Having Oral History os its center methodology, this qualitative and historical research, with an exploratory-descriptive approach, considers an analysis from the inside out. In order to contextualize the reader, the 20th century is pointed out as a turning point in the perspective of an engaged/political black theater, and of movements that contribute to promote resistance outside the scene, such as the Frente Negra Brasileira – FNB (1931-1937) and the Fórum Nacional de Performance Negra – FPN (2005). Having this as a principle, it is aimed to point out the negrocenic presence in the counter flow of the arts in the western canon, considering the historical construction and the African and/or Afro-Brazilian ancestry in the poetic and aesthetic scene of the theatrical making, understanding the black bodies, the relation between art and politics, the socio-historical confrontations, and the fight for visibility and space, reflecting on the ethno-racial identities in the subversion of the logic in the spaces of power.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subject.otherTheaterpt_BR
dc.subject.otherCandomblépt_BR
dc.subject.otherRacismpt_BR
dc.titleUm Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATApt_BR
dc.title.alternativeA Study of the scenology of Bahia from Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos (PÓS-AFRO) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória Moderna e Contemporâneapt_BR
dc.contributor.advisor1Soares, Stênio José Paulino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2055006784847200pt_BR
dc.contributor.referee1MUNIZ, E. A. V-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907484410705725pt_BR
dc.contributor.referee2Cerqueira, Gustavo Melo-
dc.contributor.referee3TURLER, Noeli Licko-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2798-4367pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7127942435438865pt_BR
dc.description.resumoO Padê dissertativo procura investigar o teatro negro de candomblé do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas — NATA (1998 – 2019), através da análise de seus quatro últimos espetáculos: Siré Obá — A Festa do Rei; Ogum — Deus e Homem; Exu — A Boca do Universo e Oxum. Reverenciando o Teatro Experimental do Negro — TEN (1944 – 1961), Bando de Teatro Olodum – 1990, Companhia dos Comuns (2001) e Grupo de Teatro Abdias Nascimento — CAN (2002), referências para os teatros negros no Brasil e para o fazer poético do NATA. Tendo como metodologia central a História Oral, a pesquisa de natureza qualitativa, cunho histórico e percurso exploratório-descritivo, pondera uma análise de dentro para fora. Visando contextualizar o leitor, aponta-se o século XX como chave de virada na perspectiva de um teatro negro engajado/político e de movimentos que contribuem para fomentar resistência fora de cena, como a Frente Negra Brasileira — FNB (1931 – 1937) e, na atualidade, o Fórum Nacional de Performance Negra — FPN (2005). Tendo isso por princípio, objetiva-se apontar a presença negrocênica no contra fluxo das artes no cânone ocidental. Considerando a construção histórica e a ancestralidade africana e/ou afro-brasileira na cena poética do fazer teatral. Compreendendo os corpos negros, a relação entre arte e política, os enfrentamentos, sócio históricos, e a luta por visibilidade e espaço. Refletindo sobre as identidades étnico-raciais na subversão da lógica nos espaços de poder.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PÓS-AFRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REIS. Heverton Luis Barros Reis..pdfUm Estudo da cenologia baiana a partir do Núcleo Afro-brasileiro de Teatro de Alagoinhas - NATA Heverton Luis Barros Reis. - 2022. 138 f.2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.