Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatos, Raffael da Fonseca-
dc.date.accessioned2022-07-25T13:43:45Z-
dc.date.available2022-07-25T13:43:45Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35737-
dc.description.abstractIn Brazil, high school is the stage of education with the worst educational outcomes related to student flow (grade promotion, grade retention, school dropout). This situation worsens when it comes to student flow rates in Bahia. The literature indicates that student background and school factors explain the likelihood of grade retention and school dropout among students. Under the assumption that better economic and social conditions and access to high-quality school inputs lead to lower chances of failing and dropping out of school. The present work seeks to analyze which individual, family, and school characteristics are good predictors of lower grade retention and school dropout among public high school students in Bahia. Applying a logit model on data from Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) and School Census from the year of 2019. The results show that students who do school homework, whose mothers have higher educational levels, and with higher parent involvement in the children education have a lower chance of being retained at high school. Regarding school dropout, socioeconomic status, parental involvement, mother education, and school homework lower the chance of students dropping out. Better schools reduce the likelihood of grade repetition and school dropout among students.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectAbandono escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEconomia da educaçãopt_BR
dc.subject.otherGrade retentionpt_BR
dc.subject.otherSchool dropoutpt_BR
dc.subject.otherHigh schoolpt_BR
dc.subject.otherBahiapt_BR
dc.subject.otherPublic schollspt_BR
dc.subject.otherEconomics of educationpt_BR
dc.titleFatores associados à retenção e ao abandono escolar no ensino médio público da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeFactors associated with grade retention and school dropout in public high schools in Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587238458896391pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Cláudia Sá Malbouisson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587238458896391pt_BR
dc.contributor.referee2Tiryaki, Gisele Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9888763809867115pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Lilia Carolina Carneiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7905206547630006pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/ 0000-0002-2418-9245pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5720559040498541pt_BR
dc.description.resumoNo Brasil, o Ensino Médio é a etapa da escolarização que apresenta os piores resultados educacionais de fluxo escolar (promoção, repetência e evasão). Este quadro agrava-se ainda mais quando considerado o estado da Bahia. A literatura indica que fatores relacionados ao background familiar e insumos escolares explicam a probabilidade de repetência e evasão entre os estudantes. O presente trabalho tem como objetivo analisar quais características dos indivíduos, de suas famílias e das escolas estão associadas a menores chances de repetência e abandono escolar entre os estudantes no Ensino Médio público do estado da Bahia. Para tal, assume-se a hipótese de que melhores condições econômicas e sociais e, acesso a insumos escolares de qualidade levam a menores chances de reprovação e abandono escolar. A estimação é feita através de um modelo logit, utilizando dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e do Censo Escolar para o ano de 2019. Entre os resultados obtidos, constatou-se que alunos com mães mais escolarizadas, cujos pais estejam mais envolvidos com a educação dos filhos e que realizam os deveres de casa têm menos chances de serem reprovados. Quanto ao abandono, observa-se que a educação materna, o envolvimento dos pais, o nível socioeconômico dos estudantes e a realização das tarefas de casa reduzem as chances de os alunos deixarem de frequentar à escola. Além disso, destaca-se também que escolas de melhor qualidade estão associadas a menores chances de retenção e abandono escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc Raffael Matos versão final.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.