Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPraia, Samanta de Santana-
dc.date.accessioned2022-07-19T17:00:31Z-
dc.date.available2022-07-19T17:00:31Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35708-
dc.description.abstractThis master's thesis aims to characterize the Clon Platform, analyzing the perceptions of ease and usefulness of the course participants, through the E-ATAD scale. In this way, we sought to identify the profile of the course participants of the Plataforma de cursos Livres On-line (Clon) of the Universidade do Estado da Bahia; characterize the Clon Platform as a platform developed with MOOC technology; detect the ease of use of the Platform; and to verify the perception of usefulness of the referred platform for the course participants, in order to answer the proposed research question: How the Uneb Free Online Courses Platform (C) is configured, in the perception of the course participants in relation to the variable attitudes of ease and usefulness, from the scale of attitudes about distance training - E-ATAD? Regarding the methodological approach, it was decided to carry out a single case study of Plataforma de cursos Livres On-line (Clon) of the Uneb. The case study was configured as a descriptive study with a qualitative approach that triangulated data from the bibliographic research; documentary research; field research, with the application of a questionnaire that included the E-ATAD scale, already validated; interview; and participant observation. As a main result, it was observed that the Clon Platform, created in a Moodle Virtual Learning Environment, can be typified, according on its characteristics, as xMOOC and that, in relation to the ease and utility of using the Platform in the opinion of participants, ease outweighs usefulness, being less useful in preparing for teamwork (62.5%).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectMOOCpt_BR
dc.subjectVariáveis atitudinaispt_BR
dc.subject.otherDistance educationpt_BR
dc.subject.otherMOOCpt_BR
dc.subject.otherAttitudinal variablespt_BR
dc.titleMassive Open Online Courses (MOOC): um estudo de caso da Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon) da Uneb.pt_BR
dc.title.alternativeMassive Open Online Courses (MOOC): a case study of the Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon) da UNEBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFreitas, Rita Lobo-
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Benevides, Tânia Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2494548196605610pt_BR
dc.contributor.referee1Benevides, Tânia Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2494548196605610pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Fábio Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543790024810464pt_BR
dc.contributor.referee3Pimenta, Lídia Boaventura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8616134883268668pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado tem por objetivo caracterizar a Plataforma Clon, analisando as percepções de facilidade e utilidade dos cursistas, através da escala E-ATAD. Buscou-se, nesse percurso, identificar o perfil dos cursistas dos Cursos Livres On-line (Clon) da Universidade do Estado da Bahia; caracterizar a Clon como uma plataforma desenvolvida com a tecnologia MOOC; detectar a facilidade de uso da Plataforma; e verificar a percepção de utilidade da referida plataforma para os cursistas, a fim de responder a questão de investigação proposta: De que maneira se configura a Plataforma de Cursos Livres On-line (Clon), da Uneb, na percepção dos cursistas em relação as variáveis atitudinais de facilidade e utilidade, a partir da escala de atitudes sobre treinamento a distância – E-ATAD? No que concerne ao percurso metodológico optou-se pela realização de um estudo de caso único da Plataforma de Cursos Livres On-line – Clon da Uneb. O estudo de caso se configurou como estudo descritivo de abordagem qualitativa que triangulou dados da pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; pesquisa de campo, com aplicação de um questionário que incluía a escala E-ATAD, já validada; entrevista; e observação participante. Como principal resultado, observou-se a Plataforma Clon, elaborada em Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, pode ser tipificada, em função das suas características, como xMOOC e que, em relação a facilidade e a utilidade de uso da Plataforma na opinião dos cursistas, a facilidade supera a utilidade, sendo menos útil na preparação para o trabalho em equipe (62,5%).pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/2483431947316719pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Samanta de Santana Praia.pdf9,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.