Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntunes, Andrey Felicio-
dc.date.accessioned2022-07-13T17:39:11Z-
dc.date.available2022-07-13T17:39:11Z-
dc.date.issued2021-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35673-
dc.description.abstractThe present study, concerning the relationship between the antecedent factors and results of school engagement, is focused on a school located in Salvador, Bahia. The general objective is to analyse how the participation in extracurricular activities by students from the 8 th to the 11th grade relates to engagement levels reported through EAE-4D (BR) scale and how the engagement contributes to the academic results of such students. Therefore, as specific objectives, the study collected data regarding the student’s participation in such activities, registered, in the first and second learning periods, the level of engagement using the related scale to stablish the correlations between contextual factors and the four dimensions of engagement and, further, the correlation between the total engagement score and the academic achievement. The research collect data from 329 students, 119 of whom participated in extracurricular activities and 210 who were Only enrolled in regular classes in the year of 2021. Through the descriptive statistics and multilinear variate regression analysis, it became evident that the participation in extracurricular activities and the student engagement, particularly its behavioral dimension, could explain in 53,4% their academic achievement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEngajamento escolarpt_BR
dc.subjectAtividades extraclassept_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDimensões do engajamentopt_BR
dc.subjectEAE-4Dpt_BR
dc.subject.otherStudent engagementpt_BR
dc.subject.otherExtracurricular activitiespt_BR
dc.subject.otherAcademic achievementpt_BR
dc.subject.otherJunior highschoolpt_BR
dc.subject.otherHighschoolpt_BR
dc.subject.otherEngagement dimensionspt_BR
dc.subject.otherEAE-4Dpt_BR
dc.titleA influência da participação em atividades extraclasse e engajamento escolar no desempenho acadêmico de alunos do Colégio Militar de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeThe influence of participation in extracurricular activities and school engagement on academic achievement of students from the Military School of Salvadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesJorge Santos, Neris-
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194168843909174pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4194168843909174pt_BR
dc.contributor.referee2Soares Junior, Jair Sampaio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230624403570052pt_BR
dc.contributor.referee3Bastos, Antonio Virgilio Bittencourt-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3264748971027585pt_BR
dc.creator.ID0000-0003-0090-1637pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5808898462582672pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo examina a relação de fatores antecedentes e resultados provenientes do Engajamento Escolar em uma Instituição de Ensino Fundamental e Médio, localizada em Salvador, Bahia, e tem por objetivo geral analisar como a participação em atividades extraclasse de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio se relaciona com os níveis de engajamento aferidos pela escala EAE-4D (BR) e como tal engajamento contribui para o desempenho acadêmico de tais alunos. Para tal, na forma de objetivos específicos, realizou-se o mapeamento da participação dos alunos em tais atividades; na primeira e segunda unidades letivas aferiu-se o seu engajamento por meio da citada escala para, então, realizarem-se as correlações entre fatores contextuais e as quatro dimensões do engajamento; e, posteriormente, entre o engajamento total e desempenho acadêmico desses alunos. Participaram da pesquisa 238 alunos, divididos em grupos iguais, participantes e não participantes de atividades extraclasse no ano 2021. Evidenciou-se, por intermédio da análise estatística descritiva e de regressão linear multivariada, que a participação em atividades extraclasse e o Engajamento Escolar, em particular na dimensão Comportamental, são capazes de explicar, em 53,4%, o resultado acadêmico dos alunos pesquisados.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.contributor.refereesLatteshttp://lattes.cnpq.br/5929136664044331pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.