Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35667
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSacramento, Beatriz Café-
dc.date.accessioned2022-07-12T15:57:46Z-
dc.date.available2022-07-12T15:57:46Z-
dc.date.issued2021-07-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35667-
dc.description.abstractBy the end of the 19th and the first few decades of the 20th century, the elites of Feira de Santana were fostering a whole set of urban transformations in order to deal with a significant boom in the city`s population but also to strengthen the local commercial activities. The ideals of newness, modernity, progress and civility were mobilized by those who were redesigning the city according to their interests and based on European and American aesthetic standards, so that their power could be maintained or even reinforced. In order to achieve this, the elites occupied several institutions, among them the philharmonic societies, the Santa Casa de Misericórdia, the local newspapers, the dramatic guilds, the shooting society and the local cinema, represented in most of the time frame studied here by the Teatro / Cineteatro Sant'Anna. Based on this premise, this study seeks to understand how the relationship between the elites and the cinema took place in Feira de Santana. The time frame goes from 1912 to 1938, starting with a quarrel between two municipal councilors (Quintiliano Martins, colonel, and Celso Valverde Martins, major and businessman) that took place inside the theater, after a movie session, and ends one year after the launch of the Code of Postures which, in 1937, designed to revamp the city from then on.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectFeira de Santanapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectElitespt_BR
dc.subject.otherFeira de Santanapt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.subject.otherElitespt_BR
dc.title“Me leve sempre ao cinema, vos suplico Santa Emma”: o cinema e as elites em Feira de Santana (1912-1938)pt_BR
dc.title.alternative“Always take me to the cinema, I beg you Santa Emma”: cinema and the elites in Feira de Santana (1912-1938)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICApt_BR
dc.contributor.advisor1Pacheco, Moreno Laborda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8499860257622280pt_BR
dc.contributor.referee1Pacheco, Moreno Laborda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8499860257622280pt_BR
dc.contributor.referee2Aguiar, Lielva Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4001695653743335pt_BR
dc.contributor.referee3Negro, Antonio Luigi-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8888819051963884pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6127958131838680pt_BR
dc.description.resumoEntre o fim do século XIX e início do século XX, diante de um aumento populacional expressivo, as elites de Feira de Santana buscavam por transformações urbanas a fim de fortalecer o comércio local. Os ideais de novo, moderno, de progresso e de civilidade foram acionados por elites que desenharam a cidade de acordo com seus interesses, tendo como base os padrões estéticos europeus e estadunidenses, para que fosse mantido e garantido seu poder. Para isso, as elites feirenses ocuparam diversas esferas sociais e instituições, dentre elas as sociedades filarmônicas, a Santa Casa de Misericórdia, os jornais locais, os grêmios dramáticos, a sociedade de tiro e o cinema local, representado na maior parte do tempo do recorte temporal deste trabalho pelo Teatro/Cineteatro Sant’Anna. Com base nessa premissa, este estudo busca compreender como se deu a relação entre as elites e o cinema em Feira de Santana. O recorte temporal foi definido entre os anos de 1912 e 1938, partindo de uma querela entre dois conselheiros municipais (Quintiliano Martins, coronel, e Celso Valverde Martins, major e negociante) ocorrida dentro do até então Teatro Sant’Anna, durante uma sessão de cinema, e se encerra um ano após o lançamento do Código de Posturas que, em 1937, buscava repaginar a cidade dali em diante.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.