Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeal, Luiz Antonio Batista-
dc.date.accessioned2022-07-06T16:05:55Z-
dc.date.available2022-07-06T16:05:55Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35648-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work aimed to critically reflect on our course of pedagogical experience in the context of Supervised Internships III and IV developed within the Licentiate course of the School of Music (EMUS) of the Federal University of Bahia (UFBA). The experience referred, therefore, to the pedagogical conduct of the classes based on conceptual and methodological principles, such as the musical gesture (SCHUBERT, 2019), the circle (BOMBASSARO, 2010) and the protagonism (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN , A., 2012). These principles relate, roughly, to children's speech and musical expression, from a perspective of conversational learning and the development of their own worldview negotiated with peers and the adult world. We produce syntheses in favor of a musical pedagogy that adds, in addition to the principles of Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), also ideas and concepts present in the theory of the Bantu Wheel by Leitieres Leite . The issue of the percussive wheel, for example, was a fundamental element for the constitution of methodological ingredients for the development of classes that had indelible marks in children's protagonism, in percussive and rhythmic work and in musical gesture.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectEducação musical infantilpt_BR
dc.subjectC(L)A(S)Ppt_BR
dc.subject.otherRodapt_BR
dc.subject.otherProtagonismopt_BR
dc.titleO processo de criação musical da criança: análise de uma experiência no âmbito dos Estágios Supervisionados III e IVpt_BR
dc.title.alternativeThe process of musical creation of the student in childhood: analysis of an experience in the scope of Supervised Internships III and IV.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpq8.03.03.00-5 Músicapt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Jaqueline Câmara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795177185963615pt_BR
dc.contributor.referee1Kroger, Mara Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0201945304099855pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Kátia-
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-7347-1124pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9381819514379374pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo refletir criticamente sobre o nosso percurso de experiência pedagógica no contexto dos Estágios Supervisionados III e IV desenvolvidos no âmago do curso de Licenciatura em da Escola de Música (EMUS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A experiência se referiu, pois, à condução pedagógica das aulas baseadas em princípios conceituais e metodológicos, como o gesto musical (SCHUBERT, 2019), a roda (BOMBASSARO, 2010), e o protagonismo (SIROTA in: BROUGÈRE, G. ULMANN, A., 2012). Esses princípios dizem respeito, grosso modo, ao discurso e expressão musical das crianças, em uma perspectiva de aprendizagem de conversação e desenvolvimento de visão própria de mundo negociada com os pares e o mundo adulto.Produzimos sínteses em prol de uma pedagogia musical que agrega, para além dos princípios de Swanwick (2003), Cavalieri, Swanwick (2002), Schafer (2001), também ideias e conceitos presentes em na teoria de Roda banto de autoria de Leitieres Leite. A questão da roda percussiva, por exemplo, foi um elemento fundamental para constituição de ingredientes metodológicos para desenvolvimento das aulas que tinha no protagonismo infantil, no trabalho percussivo e rítmico e no gesto musical, marcas indeléveis.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesBOMBASSARO, Maria Claudia. A roda na escola infantil: Aprendendo a Roda apren- dendo a conversar. 2010. 98f. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Univer- sidade Federal do Rio Grande do Sul. BROUGÈRE, Gilles. ULMANN, Anne-Lise (org.). Aprender pela vida cotidiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. CAVALIERI, Cecília. SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e pratica. Em Pauta - v. 13 - n. 21 - dezembro 2002. LEITE, Letieres. Rumpilezzinho laboratório musical de jovens: relato de experiência. Salvador: Lel Produção Artística, 2017. SCHUBERT, Alexandre. Estudo do gesto musical no Quarteto de cordas n.º 1 de Villa-Lobos. Revista brasileira de música‹, v. 32, n. 2, jul.–dez. 2019 · ppgm-ufrj Disponível: https://scholar.google.com.br/scholar?q=alexandre+schubert,+2019&hl=pt- BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart Acessado em: 01/06/2022. SHAFFER, R. Murray. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente e paisagem sonora. São Paulo: Editora UNESP, 2001. SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. São Paulo: Moderna, 2003.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Música (Escola de Música)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC. de LUIZ_LEAL FINAL.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.