Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Robert Marley Ferreira-
dc.date.accessioned2022-06-30T15:16:13Z-
dc.date.available2022-06-30T15:16:13Z-
dc.date.issued2022-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35610-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the "Quebra Bondes" movement, which took place in 1909, in Salvador, Bahia. For this, it is necessary to know how the services of tram transport in the city. Since its emergence in Bahia, in the middle of the nineteenth century, trams represented an effective means of transport and moved daily thousands of people. Until the first decade of the 20th century, they were powered by animal traction. As the decade progressed, the Companies responsible for supplying the transport put into practice the tramway electrification project. That change, however, does not cancel out the persistence of criticisms that were often in the city's newspapers. The trams, even based on electricity, continued to present serious problems that put the routine and lives of Bahian citizens at risk. The "Quebra Bondes", therefore, is part of a powerful popular movement that took shape in a conjuncture of political changes and evidenced the performance of male and female workers seeking to guarantee their rights.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectQuebra Bondespt_BR
dc.subjectMovimento popularpt_BR
dc.subjectServiços de transportespt_BR
dc.titleServiços de transportes na cidade baixa da Bahia: o quebra-bondes e trabalhadores em cena (1900-1915)pt_BR
dc.title.alternativeTransport services in the lower city of Bahia: the "quebra bondes" and workers on the scene (1900-1915)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.contributor.advisor1Negro, Antonio Luigi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8888819051963884pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211427056323989pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo discutir o movimento Quebra Bondes, ocorrido em 1909, em Salvador, Bahia. Para isso, é necessário conhecer como funcionavam os serviços de transportes em bondes, na cidade. Desde o seu surgimento no território baiano, em meados do século XIX, os bondes representavam um eficaz meio de transporte e locomovia diariamente milhares de pessoas. Até a primeira década do século XX, eram movidos por tração animal. Com o avançar da década, foi exigido que as Companhias responsáveis pelo fornecimento dos transportes colocassem em prática o projeto de eletrificação das linhas de bondes. Essa mudança, no entanto, não anula a persistência de críticas que frequentemente eram estampadas nos periódicos da cidade. Os bondes, mesmo com base na eletricidade, seguiram apresentando sérios problemas que colocavam em risco a rotina e a vida dos cidadãos baianos. O Quebra Bondes, insere-se, portanto, no bojo de um potente movimento popular que ganhou forma em uma conjuntura de mudanças políticas e evidenciou a atuação de trabalhadores e trabalhadoras em busca da garantia de seus direitos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Outros (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SERVIÇOS DE TRANSPORTES NA CIDADE BAIXA DA BAHIA O QUEBRA-BONDES E TRABALHADORES EM CENA.pdf231,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.