Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Marcelo Silva Saback | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-14T11:48:48Z | - |
dc.date.available | 2022-06-14T11:48:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcelo S. S. Os processos das abstrações mentais na construção do conhecimento musical a partir de Piaget: uma revisão integrativa. 2020. Orientadora: Dra. Diana Santiago da Fonseca. 264f. il. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35498 | - |
dc.description.abstract | Musical cognition is a field of studies that has been gradually attracting the attention of
researchers from the musical education field. The understanding of the cognitive processes
has become more and more relevant for the comprehension of how musical knowledge is
acquired. This essay aimed to expand those notions, basing itself on an aspect of the cognitive
processes described by the epistemologist and biologist Jean Piaget. This aspect is the mental
abstractions, which are divided as empirical, pseudo-empirical, and reflexive abstraction.
Together, these abstractions act directly towards the construction of one’s logical mathematical thinking. In order to expand the previously mentioned notions, an integrative
review was made. This review aimed to understand the state of the art of the research that
correlates knowledge, musical practice and Piagetian theories. The researcher selected works
that found evidence concerning the relationships between the aforementioned abstractions and
the mental cognition that happens during musical practice. They comprised 60 studies; and
among those,12 studies that brought proof based on evidences were selected for further
investigation, those that pointed towards a strict relationship between the aforementioned
mental abstractions described by Piaget and musical activity in multiple aspects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia musical | pt_BR |
dc.subject | Cognição musical | pt_BR |
dc.subject | Abstração reflexionante | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia piagetiana | pt_BR |
dc.subject | Pensamento lógico-matemático | pt_BR |
dc.subject.other | Musical pedagogy | pt_BR |
dc.subject.other | Musical cognition | pt_BR |
dc.subject.other | Reflexive abstraction | pt_BR |
dc.subject.other | Piagetian epistemology | pt_BR |
dc.subject.other | Logical-mathematical thinking | pt_BR |
dc.title | Os processos das abstrações mentais na construção do conhecimento musical a partir de Piaget: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.title.alternative | The processes of mental abstraction in the construction of musical knowledge according to Piaget: an integrative review | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fonseca, Diana Santiago da | - |
dc.contributor.referee1 | Nunes, Helena Muller de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Justi, Lilia do Amaral Manfrinato | - |
dc.contributor.referee3 | Caregnato, Caroline | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2825284336203617 | pt_BR |
dc.description.resumo | O campo da cognição musical é uma área de estudos que vem cada vez mais atraindo o olhar
dos pesquisadores da área da educação musical. O entendimento da atividade cognitiva tem
sido cada vez mais relevante para a compreensão da construção do conhecimento musical.
Nesta Dissertação, buscou ampliar-se estas noções, debruçando sobre um aspecto da atividade
cognitiva, descrito pelo epistemólogo e biólogo Jean Piaget. Este aspecto foram as abstrações
mentais, sendo: empírica, pseudo-empírica, reflexionante e refletida, que em seu conjunto
atuam diretamente na construção do pensamento lógico-matemático do indivíduo. Para isso
foi realizada uma revisão integrativa para um levantamento do estado da arte das pesquisas no
campo da música que relacionam o conhecimento e o fazer musical aos postulados
piagetianos. Desse levantamento foram selecionados os trabalhos que trazem provas baseadas
em evidências acerca da relação entre estas abstrações e a cognição mental em atividades
relativas ao fazer musical e a sua construção. Assim, o pesquisador selecionou 60 trabalhos
para a revisão integrativa e, dentre estes, 12 trabalhos que trazem as provas baseadas em
evidências, apontando para uma estreita relação entre estas abstrações mentais descritas por
Piaget e a atividade musical em variados aspectos. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
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