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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza Silva, Camila Coutinho de-
dc.creatorMiranda, Tarciane Machado-
dc.creatorOliveira, Cristiane Lemos Carvalho de-
dc.creatorMasson, Maria Lúcia Vaz-
dc.date.accessioned2022-06-03T12:30:29Z-
dc.date.available2022-06-03T12:30:29Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35444-
dc.description.abstractIntroduction: teachers are at high risk for voice disorders, associated with unfavorable working conditions. Among the main factors are long hours in inappropriate classrooms, presence of noise and inadequate acoustics. Acoustic treatment results in decreased reverberation times, lower levels of vocal intensity, increased speech intelligibility, improved prosody and teacher vocal quality. In addition, the use of sustainable materials and social responsibility provide the maintenance of life and guarantee a better quality of life in the future. Objectives: to promote and disseminate a sustainable acoustic comfort model as a strategy for the collective vocal health of teachers. Methods: it is about the execution and diffusion of the acoustic treatment of a classroom, with sustainable materials produced by quilombola communities in Bahia, in the following stages: a) acquisition of perforated canabrava fiber acoustic boards; b) transport of sustainable acoustic material (palm fiber mats and acoustic boards); c) storage of the material in the room to be coated; d) painting the room and installing the acoustic coating; e) elaboration and production of videos without and with acoustic treatment; f) publicity on the social networks and website of TRASSADO/UFBA. Results: 135 acoustic boards were acquired for the covering of room 209 of the Classes Pavilion of Canela (PAC/UFBA), and the respective stages of transport, storage and execution of the project were publicized on the social networks of the TRASSADO/UFBA group. Conclusion: the project reaffirmed the importance of caring for the quality of the teacher's work environment and propagated the model of sustainable acoustic comfort in the classroom as a strategy for collective protection of the voice of teachers. In addition, it favored the vocal health of these professionals, the environment, and the solidarity economy of vulnerable populations, especially during the coronavirus pandemic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectRuídopt_BR
dc.subject.otherVoicept_BR
dc.subject.otherFacultypt_BR
dc.subject.otherNoisept_BR
dc.titleConforto Acústico: revestimento sustentável de sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeAcoustic Comfort: sustainable classroom coatingpt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.description.resumoIntrodução: professores apresentam alto risco para distúrbios vocais, associados a condições desfavoráveis de trabalho. Dentre os principais fatores estão longas jornadas em salas de aula inapropriadas, presença de ruído e acústica inadequada. O tratamento acústico resulta em diminuição dos tempos de reverberação, menores níveis de intensidade vocal, aumento da inteligibilidade de fala, melhoria na prosódia e qualidade vocal docente. Além disso, o uso de materiais sustentáveis e a responsabilidade social proporcionam a manutenção da vida e garantia de uma melhor qualidade de vida futura. Objetivos: promover e difundir modelo de conforto acústico sustentável como estratégia para a saúde vocal coletiva de docentes. Métodos: trata-se da execução e difusão do tratamento acústico de uma sala de aula, com materiais sustentáveis produzidos por comunidades quilombolas da Bahia, nas seguintes etapas: a) aquisição de placas acústicas de fibra de canabrava perfuradas; b) transporte do material acústico sustentável (esteiras de fibra de dendê e placas acústicas); c) armazenamento do material na sala a ser revestida; d) pintura da sala e instalação do revestimento acústico; e) elaboração e produção de vídeos sem e com tratamento acústico; f) divulgação nas redes sociais e site do TRASSADO/UFBA. Resultados: foram adquiridas 135 placas acústicas para o revestimento da sala 209 do Pavilhão de Aulas do Canela (PAC/UFBA), sendo as respectivas etapas de transporte, armazenamento e execução do projeto divulgadas nas redes sociais do grupo TRASSADO/UFBA. Conclusão: o projeto reafirmou a importância do cuidado com a qualidade do ambiente de trabalho do professor e propagou o modelo de conforto acústico sustentável de sala de aula como estratégia de proteção coletiva da voz de docentes. Além disso, favoreceu a saúde vocal desses profissionais, o meio ambiente e a economia solidária de populações vulneráveis, especialmente durante a pandemia do coronavírus.pt_BR
Aparece nas coleções:Relatório de Pesquisa (PAEXDoc)

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