Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35433
Tipo: Tese
Título: Entre Cânticos e Coristas: O protagonismo de regentes corais nas Igrejas Batistas do Cariri
Título(s) alternativo(s): Between songs and singers: the protagonism of the choir conductors in the Cariri Baptist Churches
Autor(es): Brito, Carlos Renato de Lima
Primeiro Orientador: Rosa, Laila Andresa Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Laila Andresa Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee2: Lühning, Angela Elisabeth
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Cristiane Maria Galdino de
metadata.dc.contributor.referee4: Câmara, Jaqueline Leite
metadata.dc.contributor.referee5: Garbuio, Rafael Luís
Resumo: Nas Igrejas Batistas do Cariri, relacionam-se fé e música nas atividades mais formais, presentes nos cultos e nas demais atividades do cotidiano comunitário. Nesse contexto, podem ser mantidos corais regidos por pessoas, cuja formação e atuação musical se dá principalmente nessas igrejas. A pesquisa de que decorre esta tese teve como objetivo geral estudar os protagonismos musicais dos regentes e das regentes de corais de Igrejas Batistas no Cariri cearense, a partir da experiência de vida musical e religiosa de um grupo de regentes que atua nessa região situada geograficamente ao centro do nordeste brasileiro. Os objetivos específicos da pesquisa foram: refletir a respeito da minha trajetória como regente de corais em Igrejas Batistas do Cariri; conhecer o contexto musical e religioso da regência de corais e das Igrejas Batistas do Cariri; e, por fim, dialogar com os regentes e com as regentes de Igrejas Batistas do Cariri a respeito de sua formação e de sua atuação como regentes. As metodologias adotadas para pesquisa são a autoetnografia (BENETTI, 2017; VERGUEIRO, 2016; SANTOS, 2017) e a etnografia da Música (SEEGER, 2008). Foi adotada na pesquisa a ideia de protagonismo musical (ROSA; NOGUEIRA, 2015; CARDOSO, 2012; LAGO, 2018). Os estudos de gênero em música (BUTLER, 2003; OYĚWÙMÍ, 2004; ROSA, 2010; ROSA et ali, 2013; CUSICK, 1994), o conceito de saber localizado (HARAWAY, 1995), lugar de fala (RIBEIRO, 2019) e interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019; COLLINS; BILGE, 2020) foram escolhidos como bases epistêmicas fundamentais nas análises e discussões levantadas nesta tese. A pesquisa está no âmbito da Etnomusicologia, da Regência Coral e da Teologia Protestante e Batista (WEBER, 2004; AZEVEDO, 2004; LAGO, 2018; VIEIRA, 2019). A pesquisa lidou com práticas musicais presentes nas Igrejas Batistas do Cariri cearense, com reflexões que aprofundam algumas discussões relacionadas a identidade religiosa, formação como regente, reconhecimento da atividade no contexto religioso, profissionalização, relacionamento com a liderança e atuação das mulheres regentes. A pesquisa contempla a atuação dos regentes e das regentes de corais, abordando saberes construídos na música e na religiosidade das interlocutoras e dos interlocutores da pesquisa. As discussões levantadas na pesquisa apontam para uma diversidade significativa de trajetórias de formação e de atuação de regentes, que se relacionam com as particularidades religiosas e sociais das Igrejas Batistas do Cariri e das atuações individuais. Foi discutida uma variedade de tensões entre polos, tais como o institucional e o comunitário, o tradicional e o moderno, o artístico e o social, a atuação profissional e a voluntária/ministerial do regente e da regente de coral na Igreja. Por fim, uma crítica ao fundamentalismo religioso é postulada a partir de uma aproximação das Teologias Contemporâneas em diálogo com as bases epistêmicas evocadas.
Abstract: In the Baptist Churches of Cariri, faith and music are related in more formal activities, related to the service, and in other daily community activities. In this context, choirs can be conducting by people, whose music education and performance takes place mainly in these churches. The research that results in this thesis had as general objective to study the musical protagonism choir conductors of Baptist Churches in Cariri, Ceará, from the experience of musical and religious life of conductors who work in Northeast of Brazil. The specific objectives of the research were: to reflect on my trajectory as a choir conductor in Baptist Churches in Cariri; to know the musical and religious context of the choir conducting and Baptist Churches in Cariri; and, finally, to dialogue with the other choral conductors of Baptist Churches in Cariri about their formation and their performance as conductors. The methodologies adopted for research are autoethnography (BENETTI, 2017; VERGUEIRO, 2016; SANTOS, 2017) and the ethnography of Music (SEEGER, 2008). The idea of ​​musical protagonism was adopted in the research (ROSA; NOGUEIRA, 2015; CARDOSO, 2012; LAGO, 2018). Gender studies in music (BUTLER, 2003; OYĚWÙMÍ, 2004; ROSA, 2010; ROSA et ali, 2013; CUSICK, 1994), situated knowledge (HARAWAY, 1995), locus of speech (RIBEIRO, 2019) and intersectionality (AKOTIRENE, 2019; COLLINS; BILGE, 2020) were chosen as fundamental epistemic bases in the analyzes and discussions raised in this thesis. The research is within the scope of Ethnomusicology, Choir Conducting and Protestant and Baptist Theology (WEBER, 2004; AZEVEDO, 2004; LAGO, 2018; VIEIRA, 2019). The research dealt with musical practices present in the Baptist Churches of Cariri, state of Ceará, with reflections that deepen some discussions related to religious identity, training as conductor, recognition, professionalization, relationship with the religious leadership and performance of female conductors. The research contemplates the performance of conductors and choir conductors, approaching knowledge built in music and in the religiosity of the research interlocutors. The discussions raised in the research point to a significant diversity of formation and performance trajectories of conductors, which are related to the religious and social particularities of the Baptist Churches of Cariri and of individual performances. A variety of tensions between poles were discussed, such as the institutional and the community, the traditional and the modern, the artistic and the social, the professional and voluntary/ministerial performance of the choir conductors in the Baptist Churches. Finally, a critique of religious fundamentalism is postulated from an approximation to Contemporary Theologies, based on the ideas adopted for the analysis.
Palavras-chave: Etnomusicologia
Regência de corais
Igreja Batista
Protagonismo musical
Cariri cearense
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::REGENCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: BRITO, Carlos Renato de Lima. Entre cânticos e coristas: o protagonismo de regentes de corais nas Igrejas Batistas do Cariri. Orientadora: Laila Rosa. 2022. 321f. il. Tese (Doutorado em Música). Escola de Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador/Ba, 2022.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35433
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.