Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Claudio Rafael Almeida de-
dc.date.accessioned2022-06-01T18:12:29Z-
dc.date.available2022-06-01T18:12:29Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35424-
dc.description.abstractThis study presents the research entitled Oratories in Salvador, Bahia: materiality, visuality and devotion, which aims to investigate oratories that are or were used mainly in the private religious exercise of and are found in homes, nursing homes, chapels, antique shops and museums of the City of Salvador, Bahia. In order to specifically investigate the typology, stylistics, possible authorship, commercialization, the saints of devotion linked to them and iconographically and iconologically analyze their plasticity, we proceeded methodologically locating them, cataloging them and analyzing them. To this end, we have visited 20 residences, 12 antique shops, 5 museums, 4 nursing homes and 1 chapel so far. As a method, we also conducted interviews with the owners and/or owners to understand the path taken by the objects and their compositions (plasticity and saints); we researched in inventories, records of sharing and wills (saints), administrative documents of the City and State, advertisements in newspapers from the 18th, 19th and 20th centuries, individual files by scholars Marieta Alves and Carlos Ott, books, dissertations, theses, dictionaries of different types, museum and exhibition catalogues. We take the city of Salvador as a point of view, as it was the first and for a long time the main city in Brazil and in the State of Bahia; we defined the temporal record as a period in which the practice was still relevant until the 20th century, thus producing a significant amount of visual culture and also for having a large number of documentation, considering that the documentary memory of Bahian society does not exist. In good condition.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectOratóriospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectCultura Visual;pt_BR
dc.subjectReligiosidade da Bahiapt_BR
dc.subject.otherOratoriespt_BR
dc.subject.otherMemorypt_BR
dc.subject.otherVisual Culturept_BR
dc.subject.otherReligiosity of Bahiapt_BR
dc.titleOratórios em Salvador, Bahia: materialidade, visualidade e devoçãopt_BR
dc.title.alternativeOratories in Salvador, Bahia: materiality, visuality and devotionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6943378023348996pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6943378023348996pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Joseania Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2522358867008495pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Antônio Wilson Silva de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3180550022482200pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7581-1025pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413060457511445pt_BR
dc.description.resumoEste estudo apresenta a pesquisa intitulada Oratórios em Salvador, Bahia: materialidade, visualidade e devoção que tem como objetivo investigar os oratórios que principalmente são ou foram utilizados no exercício religioso privado do e se encontram em residências, asilos, capelas, antiquários e museus da Cidade do Salvador, Bahia. Com o intuito de investigar especificamente a tipologia, estilística, possíveis autorias, comercialização, os santos de devoção a eles atrelados e analisa-los iconograficamente e iconologicamente a plasticidade, caminhamos metodologicamente localizando-os, catalogando-os e analisando-os. Para tanto, percorremos até o momento 20 residências, 12 antiquários, 5 museus, 4 asilos e 1 capela. Como método, também realizarmos entrevistas com os proprietários e/ou possuidores para compreender o percurso feito pelos objetos e suas composições (plasticidade e santos); pesquisamos em inventários, autos de partilha e testamentos (santos), documentos administrativos da Prefeitura e do Estado, anúncios em jornais dos séculos XVIII, XIX e XX, fichas avulsas dos estudiosos Marieta Alves e Carlos Ott, livros, dissertações, teses, dicionários de diversos tipos, catálogos de museus e de exposições. Tomamos como recorte a cidade do Salvador por ser a primeira e por muito tempo a principal cidade do Brasil e do Estado da Bahia; definimos o registro temporal por ser um período em que a prática ainda possuía relevância até o século XX, produzindo assim, quantidade significativa da cultura visual e também por ter um grande número de documentação, tendo em vista que a memória documental da sociedade baiana pouco existe em bom estado de conservação.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2. Dissertação_UFBA_Claudio_Rafael_2 (Reparado).pdf8,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.