Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Raquel do Rosário-
dc.creatorGomes, Henriette Ferreira-
dc.creatorDuarte, Emeide Nóbrega-
dc.date.accessioned2022-06-01T14:26:00Z-
dc.date.available2022-06-01T14:26:00Z-
dc.date.issued2014-04-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Raquel do Rosário; GOMES, Henriette Ferreira; DUARTE, Emeide Nóbrega . O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, abr. 2014.Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/8278. Acesso em: 17 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35415-
dc.description.abstractThe University Library needs to re-evaluate its activities frequently, in order to perform its role, that is help the user to fulfill his information necessities. It is presented as an adequate environment to the construction and sharing of knowledge, when it practices a constant exercise of interlocution with the middle in which it is inserted in, fomenting the interaction between the subjects and potentiating its activities as mediator of information. In this perspective, the present article of theoretical contribution aims to delineate the role of University Library as mediator of information to the construction of collective knowledge. For the individuals, users, develop and expand their knowledge it is necessary an interaction with other individuals, the librarians. However, this interaction should be promoted by the environments that propitiate mediation and access to information, in order to supply the information needs of users, benefiting the exchange of information, the discussion and the collective construction of knowledge. As the primordial role of University Library is ascendant the intensification, utilization and a more active exploration of its virtual spaces, in which the subjects can access contents, as well as to produce and made available their information. This can resignify the practices of librarians and contribute with the process of social and digital inclusion of users.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofDataGramaZero: revista de informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectRedes sociais -­ Biblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectComunicação -­ Bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subject.otherUniversity Librarypt_BR
dc.subject.otherMediation of Informationpt_BR
dc.subject.otherSocial Networks – University Librarypt_BR
dc.subject.otherCommunication – University Librariespt_BR
dc.titleO papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivopt_BR
dc.title.alternativeThe role of university library as a mediator of information for the construction of collective knowledgept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volumev. 15pt_BR
dc.citation.issuen. 2pt_BR
dc.citation.spagep. 1pt_BR
dc.citation.epagep. 13pt_BR
dc.description.resumoA biblioteca universitária necessita reavaliar constantemente suas atividades, de modo a cumprir seu papel de auxiliar o sujeito a suprir suas necessidades de informação. Apresenta-se como um ambiente propício para a construção e trocas de saberes, quando pratica um exercício constante de interlocução com o meio no qual está inserida, fomentando a interação entre os sujeitos e potencializando suas atividades de mediação da informação. Nessa perspectiva, objetiva-se com este artigo de aporte teórico, delinear o papel da Biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo. Para que os sujeitos, usuários, se desenvolvam e expandam seus conhecimentos é necessário que ocorra uma interação com outros sujeitos, os bibliotecários, mas essa interação deve ser promovida pelos ambientes que propiciem a mediação ao acesso às informações, a fim de suprir as necessidades informacionais dos usuários, beneficiando a troca de informações, a discussão e a construção coletiva de conhecimento. Como papel primordial da biblioteca universitária é ascendente a intensificação, utilização e a exploração mais ativa dos seus espaços virtuais, nos quais, os sujeitos, além de acessarem conteúdos, também possam produzir e disponibilizar suas informações, o que poderá ressignificar as práticas dos bibliotecários e contribuir com o próprio processo de inclusão social e digital dos usuários.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo.pdf199,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.