Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDonoso, Pablo Pérez-
dc.date.accessioned2022-06-01T13:32:02Z-
dc.date.available2022-06-01T13:32:02Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationDONOSO, P. P. Prática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violão. 154 f. 2019. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35411-
dc.description.abstractMental Practice is commonly defined as the imaginary rehearsal of some action, situation or ability in the absence of the real stimulus. Its use is quite widespread in instrument learning, but, as an extracurricular activity. There are old accounts of the use of Mental Practice for the development of instrumental technique. Its effects have been tested in experiments since the 1940s. Some variations and lack of consensus in the results of the experiments led researchers to observe possible biases in some procedures used in this type of research. The predominant use of pianists as research subjects, in this type of experiments, opens the discussion abput the type of data, results and possibilities of variables in the investigation with other musical instruments, considering that each instrument has its own technical peculiarities. The objective of this research was to explore and describe the possible correlations between variables, related to the learning of technical skills, with university students of classical guitar. The research was descriptive and correlational. The variables considered were: imagery skills (collected through the MIQ-3 questionnaire), age, experience with music, experience with classical guitar, academic period in which the students were enrolled, and the number of hours studied daily by the participants. Performance data was collected through a specialized jury’s evaluation, after two practice modalities (mental and physical). All the participants went through both modalities, following a within subjects research design. No significant correlations were found between the variables tested in the specific context. However, the results may help guide future discussions on the peculiarities surrounding the learning of technical skills on the guitar before carrying out experiments aimed at generalizing results.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectPrática mentalpt_BR
dc.subjectHabilidades técnicaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagem de instrumentopt_BR
dc.subjectViolão clássicopt_BR
dc.subject.otherMental practicept_BR
dc.subject.otherTechnical abilitiespt_BR
dc.subject.otherInstrument teaching and learningpt_BR
dc.subject.otherClassical guitarpt_BR
dc.titlePrática mental e aprendizagem de habilidades técnicas em estudantes de violãopt_BR
dc.title.alternativeMental practice and technical skill learning on guitar studentspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Diana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4926823018513006pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Diana-
dc.contributor.referee2Barbosa, Joel Luis da Silva-
dc.contributor.referee3Freire, Ricardo José Dourado-
dc.contributor.referee4Queiroz, Luiz Ricardo Silva-
dc.contributor.referee5Matos, Robson Barreto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8931056821961928pt_BR
dc.description.resumoA Prática Mental é comumente definida como o ensaio imaginário de alguma ação, situação ou habilidade na ausência do estimulo real. Sua utilização é bastante difundida na aprendizagem de instrumento, mas de forma extracurricular na maioria dos casos. Existem relatos antigos da utilização de Prática Mental para o desenvolvimento da técnica instrumental, seus efeitos foram testados em experimentos desde a década de 1940. A variação e falta de consenso nos resultados dos experimentos fez pesquisadores observarem possíveis vieses em alguns procedimentos utilizados neste tipo de pesquisas. A prevalência na utilização de pianistas como sujeitos de pesquisa nos experimentos abre a discussão sobre o tipo de dados, resultados e possibilidades de variáveis na investigação com outros instrumentos musicais, considerando que cada instrumento tem suas peculiaridades técnicas. O objetivo desta pesquisa foi de explorar e descrever as possíveis correlações entre variáveis, relacionadas com a aprendizagem de habilidades técnicas, com estudantes universitários de violão clássico. A pesquisa foi de tipo descritivo-correlacional, as variáveis consideradas foram: habilidades imagéticas (coletadas por meio do questionário MIQ-3), idade, experiência com música, experiência com violão clássico, período acadêmico e horas de estudo diárias dos participantes. Foram coletados dados de desempenho por avaliação de juri depois de duas modalidades de prática (mental e física). Todos os participantes passaram pelas duas modalidades, seguindo um desenho do tipo within subjects. Não foram encontradas correlações significativas entre as variáveis testadas no contexto específico. No entanto, os resultados podem embasar futuras discussões sobre as peculiaridades no entorno da aprendizagem de habilidades técnicas no violão antes da realização de experimentos que tenham como objetivo a generalização dos resultados.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Pablo_vFinal03.pdfTese - Donoso Pablo1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.