Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLlarena, Rosilene Agapito da Silva-
dc.creatorDuarte, Emeide Nóbrega-
dc.creatorSantos, Raquel do Rosário-
dc.date.accessioned2022-06-01T13:06:09Z-
dc.date.available2022-06-01T13:06:09Z-
dc.date.issued2015-05-
dc.identifier.citationLLARENA, R. A. da S.; DUARTE, E. N.; SANTOS, R. do R. Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 222–242, 2015. DOI: 10.19132/1808-5245212.222-242. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/53901. Acesso em: 17 maio. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1808-5245pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35409-
dc.description.abstractDiscusses the importance of Knowledge Management (KM) compared to contemporary educational challenges in the context of Brazilian public policies; supports the idea of the social importance of the GC front of the educational processes through mediativos procedures, both for the characterization of educational organizations as to the need to train or educate. In terms of methodology, presents signals from the literature and exploratory research on the GC and its theoretical and methodological processes and facing mediation to contemporary educational needs. It has three phases: first the classification, reading, analysis, interpretation and discussion of bibliographical documents; the second for the adequacy of the texts studied the research objectives; Finally, a study on the challenges ahead and educational public policies to GC through mediacional processes. Results in the presentation template to facilitate the structural organization of educational institutions and educational public policies due to the need of BF and contemporary educational challenges.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofEm questãopt_BR
dc.subjectEducação contemporâneapt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subject.otherContemporary Educationpt_BR
dc.subject.otherKnowledge Managementpt_BR
dc.subject.otherPublic Educational Policiespt_BR
dc.subject.otherMediationpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneospt_BR
dc.title.alternativeKnowledge management and educational challenges contemporarypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.citation.volumev. 21pt_BR
dc.citation.issuen. 2pt_BR
dc.citation.spagep. 222pt_BR
dc.citation.epagep. 242pt_BR
dc.identifier.doi10.19132/1808-5245212.222-242.pt_BR
dc.description.resumoDiscute a importância da Gestão do Conhecimento (GC) frente aos desafios educacionais contemporâneos no contexto das políticas públicas brasileiras; defende a ideia da importância social da GC nos processos educacionais, por meio de procedimentos mediativos, tanto para caracterizar as organizações educativas como para a necessidade de formar ou educar. Em termos metodológicos, apresenta sinalizações a partir da pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da GC e seus processos teórico-metodológicos e de mediação frente às necessidades educacionais contemporâneas. Apresenta três fases: a primeira, de classificação, leitura, análise, interpretação e discussão dos documentos bibliográficos; a segunda, de adequação dos textos estudados aos objetivos da pesquisa; por fim, o estudo sobre os desafios e as políticas públicas educacionais frente à GC por meio de processos mediativos. Resulta na apresentação de um modelo que facilitará a organização estrutural de instituições de ensino e as políticas públicas educacionais face ao imperativo de GC e aos desafios educacionais contemporâneos.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão do conhecimento e desafios educacionais contemporâneos.pdf481,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.