Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.creator | Sousa, Ana Claudia Medeiros de | - |
dc.creator | Santos, . Raquel do Rosário | - |
dc.creator | Jesus, Ingrid Paixão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T19:33:17Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T19:33:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-19 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ana Claudia Medeiros de. ; SANTOS, Raquel do Rosário; JESUS, Ingrid Paixão de. Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 16, p. 1-20, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35404 | - |
dc.description.abstract | The mediation actions of culture, information and reading aim to disseminate and expand knowledge
and contribute to its construction. They also enable the subject to appropriate the artifacts that make
up his cultural identity, in a relationship of belonging with his sociocultural structure. Objective: To
analyze how the Acelera Celé Project has been developing the practices of mediation of culture,
information and reading to favor the protagonism of the subjects. To achieve the general objective,
we sought to describe the constitutive aspects of the Acelera Celé Project that boosted his creation,
mission and current objectives and map the mediation actions of culture, information and reading
and how they are developed. Method: This is a descriptive research with a qualitative approach,
whose method adopted was the case study with the object of investigation the Acelera Celé Project.
Result: Among the main results, it was found that the creation of the Acelera Celé Project was motivated by the lack of cultural equipment to subsidize access to information, which the Project has
contributed with actions of mediation of culture, information and reading to form readers and which
has been supporting these subjects in the construction process of knowledge and social development.
Conclusions: The study showed that the Acelera Celé Project has developed reading practices
permeated by mediation of culture and information, considering the constituent aspects of the
identities of its members, and has been contributing to its protagonism. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social | pt_BR |
dc.subject | Mediação da leitura | pt_BR |
dc.subject | Mediação da informação | pt_BR |
dc.subject | Mediação da cultura | pt_BR |
dc.subject | Sala de leitura | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo social | pt_BR |
dc.subject.other | Reading mediation. | pt_BR |
dc.subject.other | Reading room. | pt_BR |
dc.subject.other | Cultural mediation. | pt_BR |
dc.subject.other | Social protagonism. | pt_BR |
dc.subject.other | Information mediation. | pt_BR |
dc.title | Mediação da cultura, da informação e da leitura para o protagonismo social | pt_BR |
dc.title.alternative | Mediation of culture, information and reading for social protagonism | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::TEORIA GERAL DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.volume | 16 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 20 | pt_BR |
dc.description.resumo | conhecimento e colaborar para sua construção. Também possibilitam ao sujeito se apropriar dos
artefatos que compõem sua identidade cultural, em uma relação de pertencimento com sua estrutura
sociocultural. Objetivo: Analisar como o Projeto Acelera Celé vem desenvolvendo as práticas de
mediação da cultura, da informação e da leitura para favorecer o protagonismo dos sujeitos. Para
alcançar o objetivo geral, buscou-se descrever os aspectos constitutivos do Projeto Acelera Celé que
impulsionaram sua criação, a missão e os objetivos atuais e mapear as atividades de mediação da
cultura, da informação e da leitura e como elas são desenvolvidas. Método: Trata-se de uma pesquisa
descritiva, com abordagem qualitativa, cujo método adotado foi o estudo de caso tendo como objeto
de investigação o Projeto Acelera Celé. Resultado: Entre os principais resultados, constatou-se que a
criação do Projeto Acelera Celé foi motivada pela carência de equipamento cultural para subsidiar o
acesso à informação, que o Projeto tem contribuído com atividades de mediação da cultura, da
informação e da leitura para formar leitores e que vem apoiando esses sujeitos no processo de
construção do conhecimento e do desenvolvimento social. Conclusões: O estudo mostrou que o
Projeto Acelera Celé tem desenvolvido práticas de leitura permeadas pela mediação da cultura e da
informação, considerando os aspectos constituintes das identidades de seus integrantes, e vem
contribuindo para seu protagonismo. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
|