Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35376
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrandão, Gleise da Silva-
dc.creatorBorges, Jussara-
dc.date.accessioned2022-05-27T22:35:01Z-
dc.date.available2022-05-27T22:35:01Z-
dc.date.issued2014-10-20-
dc.identifier.citationBrandão, Gleise da Silva; BORGES, Jussara. Emprego das competências em informação pelos estudantes de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia. ÁGORA: Arquivologia Em Debate, Florianópolis, v. 24, n. 49, p. 277-310, 2014. Disponível em: https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/512. Acesso em 17 mai. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn0103-3557pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35376-
dc.description.abstractThis article aims to investigate which information literacyare employed by Archivology graduate students of the University Federal of Bahia(UFBa) in digital environments, considering the cognitive processes involved. For the empirical study, it was adopted as a tool for data collection systematic observation, based on pre-established indicators and parameters for testing of. The analysis of data, comparative and observational methods have been adopted together the statistical procedures used secondarily. The results indicate that students have the competencestudied, but were identified some shortcomings to use itin digital media, especially regarding the production and writing texts, organization of retrieved information and identification or selection of relevant information. Before making such a determination, it is concluded that the development of information literacyin academic repercussions and therefore it is necessary to raise the level of preparedness of students to meet the demands and requirements directed to the work of contemporary archivist.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofÁGORA: Arquivologia em debatept_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectProcessos cognitivospt_BR
dc.subjectEstudantes de Arquivologia-UFBApt_BR
dc.subject.otherInformation Literacypt_BR
dc.subject.otherCognitive Processespt_BR
dc.subject.otherStudents Archivology-UFBApt_BR
dc.titleEmprego da competência em informação por estudantes de arquivologia da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeEmploy of information literacy by students of archivologyof the university federal of Bahiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume24pt_BR
dc.citation.issue49pt_BR
dc.citation.spage277pt_BR
dc.citation.epage310pt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetiva investigar o emprego dacompetência em informação porestudantes do Curso de Arquivologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em ambientes digitais, considerando os processos cognitivos inerentes. Para o levantamento empírico, adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação sistemática, baseada em indicadorese parâmetros pré-estabelecidos para verificação dos componentes da competência. Quanto à análise dos dados, os métodos comparativos e observacionaisforam adotados com osprocedimentos estatísticos, utilizados de forma secundária. Os resultados apontam que os estudantes possuem a competência estudada, porém foram identificadas algumas deficiências para empregá-la em meio digital, principalmente quanto à produção e redação de textos, organização das informações recuperadas e identificação ou seleção de informações pertinentes. Ante a essa constatação, conclui-se que o desenvolvimento dacompetência em informação repercute na formação acadêmica e, portanto, é necessário elevar o nível de preparação dos estudantes a fim de atender às demandas e às exigências direcionadas à atuação do arquivista contemporâneo.pt_BR
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.