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dc.creatorLima, Jussara Borges de-
dc.creatorBrandão, Gleise da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-27T22:29:58Z-
dc.date.available2022-05-27T22:29:58Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationLima, Jussara Borges de, & Brandão, Gleise da Silva. Análise das competências infocomunicacionais a partir da metaliteracy: um estudo com arquivistas. Ciência Da Informação, Brasília, DF, v. 45, n. 2, p. 15-25, maio/ago. 2016 . Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/3798. Acesso em: 17 mai. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1518-8353pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35375-
dc.description.abstractAlthough the resources available on the Internet have enhanced the possibilities of access to information and interaction, more rigorous demands are placed on the individual, such as evaluating the veracity and integrity of the information generated by other users and adjusting their communication to interact in plural contexts. Thus, while the competencies inherent to information competence remain fundamental, new competences linked to a more participatory context in the production and sharing of knowledge have emerged, identified as communication competencies. Recently, an approach - metaliteracy - has emerged that may contribute to deepening the understanding of infocommunicational competencies, as it includes aspects such as metacognition. The main objective of this article is to examine the contribution that the metaliteracy approach can provide to the development of the concept of infocommunication competencies. The method involves the analysis of the theoretical confluence between the mentioned concepts, as well as empirical evidence collected from the infocommunicational behavior of archivists. Fifty-three Brazilian archivists responded to their information and communication behavior from an electronic questionnaire in October 2016. The main results, both theoretical and empirical, show that metaliteracy addresses aspects relevant to the development of infocommunicational competencies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherOutra instituiçãopt_BR
dc.relation.ispartofCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectCompetência em comunicaçãopt_BR
dc.subjectCompetências infocomunicacionaispt_BR
dc.subjectMetaliteracypt_BR
dc.subjectArquivista – comportamento infocomunicacionalpt_BR
dc.subject.otherCompetence in informationpt_BR
dc.subject.otherCommunication competenciespt_BR
dc.subject.otherInfocommunicational competenciespt_BR
dc.subject.otherMetaliteracypt_BR
dc.subject.otherArchivist - infocommunicational behaviorpt_BR
dc.titleAnálise das competências infocomunicacionais a partir da metaliteracy: um estudo com arquivistaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of infocommunication competences from metaliteracy: a study with archivistspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsOIpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume45pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage15pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18225/ci.inf..v45i2.3798pt_BR
dc.description.resumoEmbora os recursos disponíveis na Internet tenham potencializado as possibilidades de acesso à informação e interação, colocam-se demandas mais exigentes ao indivíduo, como avaliar a veracidade e integridade da informação gerada por outros usuários e adequar sua comunicação para interagir em contextos plurais. Assim, ao mesmo tempo em que as competências inerentes à competência em informação se mantêm fundamentais, novas competências ligadas a um contexto mais participativo na produção e compartilhamento do conhecimento têm emergido, identificadas como competências em comunicação. Recentemente emergiu uma abordagem – a metaliteracy - que pode contribuir no aprofundamento da compreensão das competências infocomunicacionais, pois insere aspectos como a metacognição. O principal objetivo deste artigo é examinar a contribuição que a abordagem da metaliteracy pode dar ao desenvolvimento do conceito das competências infocomunicacionais. O método envolve a análise da confluência teórica entre os conceitos citados, além de evidências empíricas coletadas a partir do comportamento infocomunicacional de arquivistas. Cinquenta e três arquivistas brasileiros responderam sobre seu comportamento diante da informação e da comunicação, a partir de questionário eletrônico em outubro de 2016. Os principais resultados, tanto da análise teórica como empírica, demonstram que a metaliteracy aborda aspectos relevantes para o desenvolvimento das competências infocomunicacionais.pt_BR
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