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dc.creatorFonte, Rafael da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-27T14:54:32Z-
dc.date.available2022-05-27T14:54:32Z-
dc.date.issued2021-11-25-
dc.identifier.citationFONTE, Rafael da Silva. Adaptações de dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para a prática da música de câmara em bandas de música. Trabalho de conclusão final (Mestrado) – Escola de Música, Programa de Pós-graduação Profissional em Música PPGPROM, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35364-
dc.description.abstractThe present work seeks to reflect on the formation of a chamber music repertoire of Dobrados (brazilian marchs), among the traditional works of the Brazilian Army, adapted for clarinet quartet. The following works by composer Antônio Manoel do Espírito Santo were adapted: Dobrado 220, Dobrado Cisne Branco, Dobrado 182, Dobrado Quatro Dias de Viagem, Dobrado Bombardeio da Bahia. Therefore, this research is configured as a case study of qualitative character and as a data collection instrument, we used a semi-structured interview, which included the participation of clarinetists from a military band of the Army, in São Paulo. Thus, this study is justified because it encourages the practice of chamber music in civil or military music bands, using the main repertoire of this music groups, Dobrados, adapted for clarinet quartet. In addition, this work is composed of a descriptive Memorial, a scientific article, a professional report on the oriented practices, adapted Dobrados scores for clarinet quartet and an album with the studio recording of the adapted Dobrados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectMúsica de câmarapt_BR
dc.subjectMúsica para clarinetapt_BR
dc.subjectDobrados (música marcial)pt_BR
dc.subject.otherChamber musicpt_BR
dc.subject.otherMusic for clarinetpt_BR
dc.subject.otherDobrados (martial music)pt_BR
dc.titleAdaptação de Dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para prática da música de câmara em bandas de música.pt_BR
dc.title.alternativeAdaptations of "Dobrados" for clarinet quartet: an alternative for the practice of chamber music in music bands.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Robatto, Pedro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1195415748348248pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee2Brandão, José Maurício Valle-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651151782101591pt_BR
dc.contributor.referee3Vidigal, Marta Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1468047429308277pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca tecer reflexões a respeito da formação de um repertório camerístico de dobrados, dentre as obras tradicionais do Exército brasileiro, adaptados para quarteto de clarinetes. Foram adaptadas as seguintes obras do compositor Antônio Manoel do Espírito Santo: Dobrado 220, Dobrado Cisne Branco, Dobrado 182, Dobrado Quatro Dias de Viagem, Dobrado Bombardeio da Bahia. Para tanto, esta pesquisa se configura como um Estudo de Caso de caráter qualitativo e como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, a qual contou com a participação de clarinetistas de uma Banda militar do Exército, sediada em São Paulo. Assim, este estudo se justifica por ser incentivo da prática da música de câmara em bandas de música militares ou civis, utilizando o principal repertório desses grupos musicais brasileiros, o dobrado, adaptado para quarteto de clarinetes. Além disso, este trabalho é composto de um Memorial descritivo, um artigo científico, relatório profissional das práticas orientadas, partituras dos dobrados adaptados para quarteto de clarinetes e um álbum gravado em estúdio dos dobrados adaptados.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
dc.relation.referencesALVES DA SILVA, L. E. Musicalização através da banda de música escolar: uma proposta de metodologia de ensaio fundamentada na análise do desenvolvimento musical de seus integrantes e na observação da atuação dos “mestres de banda” Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Música, Centro de Letras e Artes, UNIRIO, 2010. DANTAS, F. M. Composição para banda filarmônica: atitudes inovadoras. Tese (Doutorado), Escola de Música, UFBA, 2015. EXÉRCITO BRASILEIRO. Boletim do Exército Brasileiro Nº 25 de 23 de junho, portaria 008, 2000 FEITOSA, M. F. C. A expressividade da música brasileira para Clarinete e Orquestra. Dissertação (Mestrado), Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Politécnico do Porto, Porto, 2019 FONTE, R.; ROBATTO, P. Adaptações de dobrados para quarteto de clarinetes: uma alternativa para a prática da música de câmara em bandas de música. In: CANDUSSO, Flávia Maria Chiara. 30+30: Pós-graduação & música, Salvador: EDUFBA, 2020. p, 277-293. Disponível em:<http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33438>. Acesso em: 26 Out. 2021. GRANJA, M F. A banda: Som e Magia. Dissertação (Mestrado), Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 1984. HOLANDA, C. B. A banda. Interprete: Chico Buarque. Composição: C. Buarque. In: Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: RGE, 1966, disco vinil, lado A, faixa 1 (2,12 min). LAVILLE, C.; DIONE, J. Construção do Saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. MAHLE, E. Biografia e obra de Ernst Mahle. In:Portal Música Brasilis, 2009. Disponível em: <http://musicabrasilis.org.br/compositores/ernst-mahle>. Acesso em: 27 de setembro de 2021. MEIRA, A. G.; SCHIRMER, P. Música militar e bandas militares: origem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Estandarte, 2000. OLIVEIRA, A. H. S. Bandas de Música portuguesas no Brasil – tradição, apogeu e realidade atual. In: Anais III SIMPOM, 2014. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2014. Disponível em: < http://seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/4663/4163>. Acesso em: 22 de Jul. 2021. OLIVEIRA, J. Z. Reflexões sobre a importância da prática deliberada para otimização da performance musical do clarinetista. Dissertação (Mestrado), Escola de Música, UFBA, Salvador, 2019. PENNA, M. Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação musical. Porto Alegre: Editora Sulina, 2015. PEREIRA, F. V. As práticas de reelaboração musical. Tese (doutorado). São Paulo: USP, 2011. ROCHA, J. R. F. O dobrado: breve estudo de um gênero musical brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 2011. SACKS, A.A comparative History and the importance of chamber music.Capstone Project sand theses. Paper 542. Marina, 2016. SANTOS, E. E. S. A música de câmara dentro das filarmônicas: o aperfeiçoamento do músico filarmônico através das práticas Camerísticas. Dissertação (mestrado). Salvador: UFBA, 2018. SILVEIRA, F. Concertino para Clarineta e Orquestra de Francisco Mignone: Reflexões Interpretativas. In: Revista do Conservatório de Música da UFPel, 2008. Pelotas: UFPel, 2008. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br >. Acesso em: 20 de Jun. 2021. SOUSA, P. M. As bandas de música na história da música em Portugal. Lisboa: Fronteira do Caos, 2017. ZAGO, N. A entrevista e seu processo de construção: reflexões com base na experiência prática de pesquisa. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M.; VILELA, R. (Orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. p. 287-309.pt_BR
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