Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35360
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrandão, Gleise da Silva-
dc.creatorSantos, Jaires Oliveira-
dc.creatorBorges, Jussara-
dc.date.accessioned2022-05-26T20:22:49Z-
dc.date.available2022-05-26T20:22:49Z-
dc.date.issued2020-12-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Gleise da Silva; SANTOS, Jaires Oliveira; BORGES, Jussara. Comportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionais. Inforamação & Informação, Londrina, v. 25, n. 4, p. 670-696, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/156413. Acesso em 17 mai. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8920pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35360-
dc.description.abstractIntroduction: Infocommunicational behavior reflects the way people relate to content (information) and to other people (communication). Objective: In this article, we intend to know the infocommunicational behavior of a group as a necessary diagnostic before offering a course of infocommunicational competences. Methodology: In this sense, the quantitative-qualitative approach is adopted, with a view to quantifying the data, but also offering qualitative interpretations and inferences. The data collection was based on the application of a questionnaire, answered by 15 students of Archivology and Librarianship about their behavior towards information and communication. Therefore, it is the perception of the students themselves from questions of multiple choice. Results: The results indicated that the subjects investigated seek information on general topics to address common needs, using search strategies, confront and evaluate information, especially regarding the update and context so that it is possible to identify manipulation, distinguishing, above all, facts of opinion. In the communicational aspect, they use instant messaging and e-mail applications as communication tools as well as social networks to keep informed and share content. They are concerned with the reliability of the information, but they have limitations related to the effective interaction in these spaces. Conclusions: It is concluded that the delineation of an approximate profile to infocommunicational behavior contributes to the development of actions and strategies that favor the promotion of infocommunicational competences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofInformação & Informaçãopt_BR
dc.subjectComportamento infocomunicacionalpt_BR
dc.subjectCompetências infocomunicacionaispt_BR
dc.subjectComportamento informacionalpt_BR
dc.subjectComportamento comunicacionalpt_BR
dc.subject.otherInfocommunicational behaviorpt_BR
dc.subject.otherInformation behaviorpt_BR
dc.subject.otherCommunication behaviorpt_BR
dc.subject.otherInfocommunication literacypt_BR
dc.titleComportamento infocomunicacional: um diagnóstico entre estudantes para a promoção de competências infocomunicacionaispt_BR
dc.title.alternativeInfocommunication behavior: a diagnosis between students for the promotion of infocommunication competencespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume25pt_BR
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage670pt_BR
dc.citation.epage696pt_BR
dc.identifier.doi10.5433/1981-8920pt_BR
dc.description.resumoIntrodução: O comportamento infocomunicacional reflete a forma como as pessoas relacionam-se com o conteúdo (a informação) e com outras pessoas (a comunicação). Objetivo: Pretende-se, neste artigo, conhecer o comportamento infocomunicacional de um grupo como diagnóstico necessário antes de ofertar um curso de competências infocomunicacionais. Metodologia: Nesse sentido, adota-se a abordagem quanti-qualitativa, na perspectiva de quantificar os dados, mas também oferecer interpretações e inferências qualitativas. A coleta de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário, respondido por 15 estudantes de Arquivologia e Biblioteconomia sobre seu comportamento perante a informação e a comunicação. Portanto, trata-se da percepção dos próprios estudantes a partir de questões de múltipla escolha. Resultados: Os resultados indicaram que os sujeitos investigados buscam informações sobre temas gerais para sanar necessidades corriqueiras, utilizando estratégias de busca; confrontam e avaliam as informações, especialmente quanto à atualização e ao contexto para que seja possível identificar manipulação, distinguindo, sobretudo, fatos de opiniões. No aspecto comunicacional, utilizam aplicativos de mensagens instantâneas e correio eletrônico como ferramentas de comunicação e também as redes sociais para se manterem informados e compartilhar conteúdos. Preocupam-se com a confiabilidade da informação, porém possuem limitações relacionadas à interação efetiva nesses espaços. Conclusões: Conclui-se que o delineamento de um perfil infocomunicacional é determinante para o sucesso de ações e estratégias que favoreçam a promoção de competências infocomunicacionais.pt_BR
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comportamento infocomunicacional.pdf381,6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.