Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35356
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Almiralva Ferraz-
dc.date.accessioned2022-05-26T14:54:13Z-
dc.date.available2022-05-26T14:54:13Z-
dc.date.issued2003-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35356-
dc.description.abstractThe creation of small companies by women has been economically and socially important for many countries. According to researches, women are answerable for 42% of the Brazilian companies (above the international average of 39,9%). Nevertheless, there is not many data about the way entrepreneur women manage their business, therefore their entrepreneur’s profile was not established. Hence, the aim of the present dissertation is to know the entrepreneur’s profile of women who set up their own business in the city of Vitória da Conquista - Southwest of Bahia. For that, several authors were researched in order to verify whether the enterprising characteristics established in the literature are found among women from Vitória da Conquista work independently. This research on account its specificity is characterized as descriptive and exploratory. To reach the objectives of the research, and based on the review of literature, it was established five variables with their respective attributes. Semi-structured questionnaires were used as instrument to gather the data. The analysis of the data allowed verifying that the characteristics of the entrepreneur’s profile proposed in the literature fit partially to the characteristics of women who manage their own business. Thus, this work comes to the conclusion that an ideal and definitive profile does not exist, and patterns of analysis can and should be proposed; their application and analysis however must take into account the peculiarities of the context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMicro e pequena empresapt_BR
dc.subjectMulher empreendedorapt_BR
dc.subjectPerfil empreendedorpt_BR
dc.subject.otherEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.otherSmall businesspt_BR
dc.subject.otherBusiness womanpt_BR
dc.subject.otherEntrepreneur’s profilept_BR
dc.titleO perfil empreendedor de mulheres que conduzem seu próprio negócio: um estudo na cidade de Vitória da Conquista - BApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Maria Suzana-
dc.contributor.referee1Moura, Maria Suzana-
dc.contributor.referee2Souza, Elizabeth Regina Loiola da Cruz-
dc.contributor.referee3Alves, Ana Elizabeth Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4550196973549146pt_BR
dc.description.resumoA criação de pequenas empresas por mulheres está sendo importante econômica e socialmente para muitos países. De acordo com pesquisas, as mulheres respondem por 42% das empresas brasileiras ficando, inclusive, acima da média internacional de 39,9%. Porém, pouco se sabe sobre o modo de gerir das mulheres empreendedoras, ou ainda, sobre o seu perfil empreendedor. Portanto, esta dissertação objetiva conhecer o perfil empreendedor de mulheres que montaram seu próprio negócio na cidade de Vitória da Conquista — região sudoeste da Bahia. Para tanto, vários autores foram pesquisados para que se verificasse se as características empreendedoras estabelecidas na literatura são encontradas em mulheres conquistenses que trabalham por conta própria. A pesquisa, no presente estudo, caracterizase, por sua natureza, como descritivo-exploratória. Para alcançar os objetivos da pesquisa foram estabelecidas cinco variáveis e os atributos ligados a elas, com base na revisão de literatura. Foram utilizados questionários semi-estruturados como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados coletados permitiu verificar que as características do perfil empreendedor propostas na literatura adéquam-se, parcialmente, às características das mulheres que conduzem seus próprios empreendimentos. Assim, conclui-se, com este trabalho, que não existe um perfil ideal e definitivo e modelos de análise podem e devem ser propostos, entretanto, sua aplicação e análise deve levar em conta as peculiaridades do contexto.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gomes, Almiralva Ferraz.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.