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dc.creatorTanajura, Ana Paula Maia-
dc.date.accessioned2022-05-25T17:32:03Z-
dc.date.available2022-05-25T17:32:03Z-
dc.date.issued2010-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35353-
dc.description.abstractPlanning can be understood as a glimpse of the future state. In function of the irreversibility of certain decisions, the process of production planning and control is highlighted in the companies, since it can supply information that supports the processes of raw material purchases, attendance to customers and elaboration of the production plans. There are several instances of planning such as Sales and Operation Planning (S&OP) that reflects the aggregate planning that occurs in an one or two years horizon of time. The objective of this work was to analyze how it works, in practice, in the S&OP process of Braskem - Petrochemical Basic Unit, and compare it with the aspects related in literature. For better understanding and analysis, the author choosed the method of case study. To reach the objectives, besides the author's participant observation, interviews and document analysis were used. The research showed that the S&OP has importance in the construction of a multidisciplinary environment for decision making; it contributes in the reduction of the information asymmetry between different sectors and extends the participation of more company members in the attempt to follow a single plan, recognized as optimum. The weakness identified in the process studied is in segregating the S&OP process as a level of aggregate planning. In the company, was observed that, differently of the proposal presented by literature, the S&OP approaches detailed scheduling and, sometimes, shows more operational than strategical aspect.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de vendas e operaçõespt_BR
dc.subjectPlanejamento agregadopt_BR
dc.subjectPetroquímicapt_BR
dc.subject.otherSales and operations planningpt_BR
dc.subject.otherAggregate planningpt_BR
dc.subject.otherPetrochemicalpt_BR
dc.titlePlanejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso na unidade de Petroquímico básicos da Braskempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Cabral, Sandro-
dc.contributor.referee1Cabral, Sandro-
dc.contributor.referee2Teixeira, Francisco Lima Cruz-
dc.contributor.referee3Araújo, Uajará Pessoa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9731553356771774pt_BR
dc.description.resumoO planejamento pode ser entendido como uma espécie de vislumbre do estado futuro. Em função da irreversibilidade de certas decisões, o processo de planejamento e controle da produção nas empresas possui um papel destacado, na medida em que pode viabilizar informações que sustentam os processos de compras de matérias-primas, atendimento ao cliente e elaboração dos planos de produção. Há várias instâncias de planejamento dentre elas o Sales and Operation Planning (S&OP) ou planejamento de vendas e operações, que reflete um processo de planejamento agregado que ocorre num horizonte de tempo de um a dois anos. O objetivo desse trabalho foi analisar como se dá o funcionamento, na prática, do processo de planejamento de S&OP na Unidade de Petroquímicos Básicos da empresa Braskem e buscar relacioná-lo com os aspectos preconizados pela literatura. Para melhor compreensão e análise, foi escolhido o método do estudo de caso. Para atingir os objetivos, além da observação participante da autora recorreu-se a entrevistas e à análise documental. A pesquisa mostrou que o S&OP é importante na construção de um ambiente multidisciplinar para a tomada de decisão; contribui na redução da assimetria de informação entre as áreas e amplia o envolvimento dos membros da empresa na tentativa de seguir um único plano, reconhecido como o melhor. A fragilidade identificada no processo estudado está em segregar o planejamento de S&OP como um nível de planejamento agregado. Observou-se que na empresa, diferentemente da proposta apresentada pela literatura, o S&OP aborda detalhes de programação e, algumas vezes, mostra um aspecto mais operacional que estratégico.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
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