Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35327
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Jesus, Gilucci Augusto Oliveira de | - |
dc.creator | Toutain, Lídia Brandão | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T20:32:29Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T20:32:29Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | Augusto, G., & Toutain, L. B. (2016). A semiótica da imagem fotográfica digital em preto e branco. PontodeAcesso, Salvador, v. 10, n. 3, p. 136–146, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-6766 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35327 | - |
dc.description.abstract | Representation consists of two mechanisms: one visual and the other mental. Therefore, it only occurs when it is an experience of the individual. This theoretical panorama articulates in three moments, they are: 1) photography as a mirror of reality, 2) a photography as the transformation of reality and 3) a photography as a trace of a reality. Peirce's semiotics is used to analyze and discuss the black-and-white photograph, as a symbol, in the context of what Vilém Flusser, calls "information society" and post-industrial. Its undeniable the symbolic effects of images, in what concerns the capacity to produce different types of interpretants, concepts or abstracts. The image in black and white seems to direct the mind in a more agile way, for the production of more conceptual interpretants. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | PontodeAcesso | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | linguagem não verbal | pt_BR |
dc.subject | fotografia em preto e branco | pt_BR |
dc.subject.other | Semiotics | pt_BR |
dc.subject.other | non-verbal language | pt_BR |
dc.subject.other | Black and whitw photography | pt_BR |
dc.title | A semiótica da imagem fotográfica digital em preto e branco. | pt_BR |
dc.title.alternative | The semiotics of the digital photographic image in the black and white. | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.volume | 10 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 136 | pt_BR |
dc.citation.epage | 146 | pt_BR |
dc.description.resumo | A representação é constituída de dois mecanismos: um visual e outro mental. Por isso, o sentido só se produz quando concerne a experiência do indivíduo. Esse panorama teórico se articula em três tempos, são eles: 1) a fotografia como espelho do real, 2) a fotografia como transformação do real e 3) a fotografia como traço de um real. Toma-se a semiótica de Peirce, para analisar e discutir a fotografia em preto e branco, enquanto símbolo, no contexto do que Vilém Flusser em Filosofia da Caixa Preta, chama “sociedade informática” e pós-industrial. Não se pode negar o efeito simbólico das imagens, no que tange a capacidade de produzir diversos tipos de interpretantes, conceituais ou abstratos. A imagem fotográfica em preto e branco, parece direcionar a mente de forma mais ágil, para a produção de interpretantes mais conceituais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
20943-Texto do Artigo-72899-2-10-20170215.pdf | A Semiótica da Imagem em Preto e Branco. - Gilucci Augusto;Lídia Brandão. | 494,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.