Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Gilucci Augusto Oliveira de-
dc.creatorToutain, Lídia Brandão-
dc.date.accessioned2022-05-24T20:32:29Z-
dc.date.available2022-05-24T20:32:29Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.citationAugusto, G., & Toutain, L. B. (2016). A semiótica da imagem fotográfica digital em preto e branco. PontodeAcesso, Salvador, v. 10, n. 3, p. 136–146, 2016.pt_BR
dc.identifier.issn1981-6766pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35327-
dc.description.abstractRepresentation consists of two mechanisms: one visual and the other mental. Therefore, it only occurs when it is an experience of the individual. This theoretical panorama articulates in three moments, they are: 1) photography as a mirror of reality, 2) a photography as the transformation of reality and 3) a photography as a trace of a reality. Peirce's semiotics is used to analyze and discuss the black-and-white photograph, as a symbol, in the context of what Vilém Flusser, calls "information society" and post-industrial. Its undeniable the symbolic effects of images, in what concerns the capacity to produce different types of interpretants, concepts or abstracts. The image in black and white seems to direct the mind in a more agile way, for the production of more conceptual interpretants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofPontodeAcessopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectlinguagem não verbalpt_BR
dc.subjectfotografia em preto e brancopt_BR
dc.subject.otherSemioticspt_BR
dc.subject.othernon-verbal languagept_BR
dc.subject.otherBlack and whitw photographypt_BR
dc.titleA semiótica da imagem fotográfica digital em preto e branco.pt_BR
dc.title.alternativeThe semiotics of the digital photographic image in the black and white.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::TEORIA DA INFORMACAO::REPRESENTACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage136pt_BR
dc.citation.epage146pt_BR
dc.description.resumoA representação é constituída de dois mecanismos: um visual e outro mental. Por isso, o sentido só se produz quando concerne a experiência do indivíduo. Esse panorama teórico se articula em três tempos, são eles: 1) a fotografia como espelho do real, 2) a fotografia como transformação do real e 3) a fotografia como traço de um real. Toma-se a semiótica de Peirce, para analisar e discutir a fotografia em preto e branco, enquanto símbolo, no contexto do que Vilém Flusser em Filosofia da Caixa Preta, chama “sociedade informática” e pós-industrial. Não se pode negar o efeito simbólico das imagens, no que tange a capacidade de produzir diversos tipos de interpretantes, conceituais ou abstratos. A imagem fotográfica em preto e branco, parece direcionar a mente de forma mais ágil, para a produção de interpretantes mais conceituais.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20943-Texto do Artigo-72899-2-10-20170215.pdfA Semiótica da Imagem em Preto e Branco. - Gilucci Augusto;Lídia Brandão.494,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.