Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35262
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas
Otros títulos : Mediation activities for reading and writing: an analysis of the levels of mediation in experiments carried out by public university libraries
Actividades de mediación para la lectura y escrita: un análisis de los niveles de mediación en experiencias realizadas por bibliotecas de universidades públicas
metadata.dc.creator: Gomes, Henriette Ferreira
Santos, Raquel do Rosário
metadata.dc.description.resumo: Trata-se de um estudo descritivo acerca do nível de mediação realizada pelas bibliotecas das universidades públicas por meio de atividades desenvolvidas focalizando as práticas de leitura e de produção escrita. A pesquisa se caracteriza, na primeira etapa, como um levantamento (survey) exaustivo acerca das atividades e experiências realizadas por esse tipo de biblioteca e, na sua segunda etapa, como um estudo dos casos das bibliotecas que informaram estar desenvolvendo atividades que guardam relações mais diretas com a leitura e a escrita. Nessa etapa foram identificadas as possibilidades de redimensionamento dessas atividades, de modo que se possa, a partir da análise dos resultados, sugerir novas configurações que tornem as bibliotecas universitárias mediadoras pró-ativas das práticas de leitura e de produção escrita, especialmente entre os estudantes em nível de graduação, trabalhando pelo desenvolvimento da competência em informação e apoiando mais diretamente a formação de sujeitos autônomos no ato de estudar e produzir conhecimento.
Resumen : Presents the results of a descriptive study about the level of mediation held by the libraries of the public universities through activities focusing on the practices of reading and writing production. The research is characterized, in the first step, as a survey (survey) exhaustive about the activities and experiences for this type of library and, in its second stage, as a study case of libraries that reported to be developing activities that keep relationships with reading and writing. At this stage we sought to identify the potential for scaling these activities, so that they can, from the analysis of the results, suggest new settings that make university libraries proactive mediating practices of reading and writing production, especially among students at the undergraduate level, working for the development of information literacy and supporting more directly the formation of autonomous individuals in the act of studying and producing knowledge.
Palabras clave : Mediação de leitura
Leitura
Escrita
Bibliotecas universitárias
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
Citación : GOMES, Henriette F.; SANTOS, Raquel do R. Atividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas. Ciência da Informação, [S. l.], v. 43, n. 2, 2015. DOI: 10.18225/ci.inf.v43i2.1408.
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18225/ci.inf..v43i2.1408
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35262
Fecha de publicación : may-2014
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
grmb,+ci.inf.v43-n2-2014-tematico-mediação-artigo-06.pdfAtividades de mediação para leitura e escrita: uma análise dos níveis de mediação em experiências realizadas por bibliotecas de universidades públicas - Henriette Gomes; Raquel do Rosário665,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.