Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jaires Oliveira-
dc.creatorRodrigues, Kátia de Oliveira-
dc.creatorFerreira, Valdinéia Barreto-
dc.date.accessioned2022-05-17T17:11:48Z-
dc.date.available2022-05-17T17:11:48Z-
dc.date.issued2020-09-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Jaires Oliveira; RODRIGUES, Kátia de Oliveira; FERREIRA, Valdinéia Barreto. BiblioQuilombola: um projeto em construção. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia, João Pessoa, v. 15, n. 3, p. 122-130, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pbcib/article/view/53315.pt_BR
dc.identifier.issn1981-0695pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35255-
dc.description.abstractThe population that lives in quilombola’s communities faces, in their daily lives, different situations that require literacy for the use of information and this is a great challenge. This is due to the fact that they have an incipient information infrastructure and do not were encouraged to develop information literacy. That said, the objective of the article is to present the first actions of the BiblioQuilombola project, which are being carried out in the Ilha de Maré. The report describes the planning of the application of the storytelling method to promote information literacy, among children of the fourth year of the primary School of that community. The first inferences of this action of BiblioQuilombola project lead us to the understanding that the storytelling method stimulates the promotion and use of information literacy among children aged 8 to 11 years old.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofPesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioQuilombolapt_BR
dc.subjectCompetência em Informaçãopt_BR
dc.subjectContação de Históriapt_BR
dc.subject.otherBiblioQuilombolapt_BR
dc.subject.otherInformation Literacypt_BR
dc.subject.otherStorytellingpt_BR
dc.titleBiblioQuilombola: um projeto em construçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
dc.citation.volume15pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage122pt_BR
dc.citation.epage130pt_BR
dc.description.resumoA população que vive em comunidades quilombolas enfrenta, no seu cotidiano, diferentes situações que exigem competências para o uso de informações e isso constitui um grande desafio. Isso se deve ao fato de que elas contam com uma infraestrutura informacional incipiente e não foram estimuladas ao desenvolvimento da competência em informação. Dito isso, o objetivo do artigo é apresentar as primeiras ações do projeto BiblioQuilombola, que estão sendo realizadas em Ilha de Maré. O relato descreve o planejamento da aplicação do método da contação de história para promover competência em informação, entre crianças do quarto ano da Escola da referida comunidade. As primeiras inferências desta ação do BiblioQuilombola nos direcionam ao entendimento de que o método da contação de história estimula a promoção e o emprego de competência em informação entre crianças da faixa etária de 8 a 11 anos.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Jaires Oliveira Santos.pdf136,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.