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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Bianca Rodrigues de-
dc.creatorBarros, Talita Karen Santos-
dc.creatorRodrigues, Kátia Oliveira-
dc.creatorSantos, Jaires Oliveira-
dc.creatorSantos, Taise Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-17T17:02:12Z-
dc.date.available2022-05-17T17:02:12Z-
dc.date.issued2020-10-12-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bianca Rodrigues et al. Recursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia daCOVID-19. REBECIN, São Paulo, v. 7, número especial, p. 129-155,2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.204. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/204/204. Acesso em 03 maio 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2358-3193pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35254-
dc.description.abstractThe emergence of the Pandemic of thenew coronavirus occurred suddenly and surprised everyone with the closure of borders, commercial activities and widespread closure of all activities in educational institutions indefinitely. This scenario highlights the emerging need for the insertion of technological tools in education more effectively, so that teaching is ensured and the interaction between teachers and students can be effective. Thus, this article reflects the non-face-to-face education implemented in a compulsory way and identifies technological resources that can enable informational access and interaction between students, teachers and tutors in the educational context of pandemia. To meet this claim, a bibliographic and documentary research was undertakenI. It was found that non-face-to-face activities can be enhanced with the use of strategic resources of Information and Communication Technologies (ICT), in order to ensure dialogue between the subjects of education and effective access to information resources, indispensable for the course of learning. On the other hand, this exceptional transposition can contribute to the increasing extent of social inequalities, especially those people who are already in a situation of social vulnerability.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de educação em ciência da informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionais e informacionaispt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectFerramentas educacionais digitaispt_BR
dc.subjectEducação não presencialpt_BR
dc.subjectEducação remotapt_BR
dc.subject.otherEducational and informational technologiespt_BR
dc.subject.otherCovid-19pt_BR
dc.subject.otherDigital educational toolspt_BR
dc.subject.otherNon-face-to-face educationpt_BR
dc.subject.otherRemote educationpt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia do COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeTechnological resources that enhance non-face-to-face education in times of the covid-19 pandemicpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issueNúmero especialpt_BR
dc.citation.spage129pt_BR
dc.citation.epage155pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.204pt_BR
dc.description.resumoO surgimento da Pandemia do novo coronavírus ocorreu de maneira repentina e surpreendeu a todos com o fechamento de fronteiras, atividades comerciais e encerramento generalizado de todas as atividades nas instituições de ensino por tempo indeterminado. Este cenário evidencia a necessidade emergente da inserção de ferramentas tecnológicas na educação de forma mais efetiva, de modo que o ensino seja assegurado e a interação entre professores e alunos possa ser efetiva. Assim, o presente artigo reflete a educação não presencial implantada de modo compulsório e identifica recursos tecnológicos que podem viabilizar o acesso informacional e a interação entre alunos, professores e tutores no contexto educacional de pandemia. Para atender a esta pretensão, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que as atividades não presenciais podem ser potencializadas com o uso de recursos estratégicos das tecnologias da informação e comunicação (TIC), a fim de garantir o diálogo entre os sujeitos da educação e o acesso efetivo a recursos informacionais, indispensáveis ao decurso de aprendizagem. Por outro lado, essa transposição excepcional pode contribuir para o acirramento das desigualdades sociais, principalmente daquelas pessoas que já estão em situação de vulnerabilidade social.pt_BR
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