Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35254
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Bianca Rodrigues de | - |
dc.creator | Barros, Talita Karen Santos | - |
dc.creator | Rodrigues, Kátia Oliveira | - |
dc.creator | Santos, Jaires Oliveira | - |
dc.creator | Santos, Taise Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T17:02:12Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T17:02:12Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bianca Rodrigues et al. Recursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia daCOVID-19. REBECIN, São Paulo, v. 7, número especial, p. 129-155,2020. DOI: 10.24208/rebecin.v7iespecial.204. Disponível em: https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/204/204. Acesso em 03 maio 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2358-3193 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35254 | - |
dc.description.abstract | The emergence of the Pandemic of thenew coronavirus occurred suddenly and surprised everyone with the closure of borders, commercial activities and widespread closure of all activities in educational institutions indefinitely. This scenario highlights the emerging need for the insertion of technological tools in education more effectively, so that teaching is ensured and the interaction between teachers and students can be effective. Thus, this article reflects the non-face-to-face education implemented in a compulsory way and identifies technological resources that can enable informational access and interaction between students, teachers and tutors in the educational context of pandemia. To meet this claim, a bibliographic and documentary research was undertakenI. It was found that non-face-to-face activities can be enhanced with the use of strategic resources of Information and Communication Technologies (ICT), in order to ensure dialogue between the subjects of education and effective access to information resources, indispensable for the course of learning. On the other hand, this exceptional transposition can contribute to the increasing extent of social inequalities, especially those people who are already in a situation of social vulnerability. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de educação em ciência da informação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais e informacionais | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas educacionais digitais | pt_BR |
dc.subject | Educação não presencial | pt_BR |
dc.subject | Educação remota | pt_BR |
dc.subject.other | Educational and informational technologies | pt_BR |
dc.subject.other | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.other | Digital educational tools | pt_BR |
dc.subject.other | Non-face-to-face education | pt_BR |
dc.subject.other | Remote education | pt_BR |
dc.title | Recursos tecnológicos potencializadores do ensino não presencial em tempos de pandemia do COVID-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Technological resources that enhance non-face-to-face education in times of the covid-19 pandemic | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | Número especial | pt_BR |
dc.citation.spage | 129 | pt_BR |
dc.citation.epage | 155 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.24208/rebecin.v7iespecial.204 | pt_BR |
dc.description.resumo | O surgimento da Pandemia do novo coronavírus ocorreu de maneira repentina e surpreendeu a todos com o fechamento de fronteiras, atividades comerciais e encerramento generalizado de todas as atividades nas instituições de ensino por tempo indeterminado. Este cenário evidencia a necessidade emergente da inserção de ferramentas tecnológicas na educação de forma mais efetiva, de modo que o ensino seja assegurado e a interação entre professores e alunos possa ser efetiva. Assim, o presente artigo reflete a educação não presencial implantada de modo compulsório e identifica recursos tecnológicos que podem viabilizar o acesso informacional e a interação entre alunos, professores e tutores no contexto educacional de pandemia. Para atender a esta pretensão, empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Constatou-se que as atividades não presenciais podem ser potencializadas com o uso de recursos estratégicos das tecnologias da informação e comunicação (TIC), a fim de garantir o diálogo entre os sujeitos da educação e o acesso efetivo a recursos informacionais, indispensáveis ao decurso de aprendizagem. Por outro lado, essa transposição excepcional pode contribuir para o acirramento das desigualdades sociais, principalmente daquelas pessoas que já estão em situação de vulnerabilidade social. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mscnunes,+ARTIGO+7+PAG.+129-155.pdf | Artigo de revisão - Bianca Rodrigues de Oliveira | 322,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.