Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFreire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.authorSantos, Jancileide Souza dos-
dc.creatorSantos, Jancileide Souza dos-
dc.date.accessioned2022-05-17T15:24:02Z-
dc.date.available2022-05-17T15:24:02Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.date.submitted2020-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35252-
dc.description.abstractThe thesis discusses the current situation of artisanal creation of ancestral origin produced by women who work with clay and vegetable fibers, in communities in Western Bahia, from an interdisciplinary and transdisciplinary perspective and from a situated and intersectional reflection, that is, considering the interconnections between gender, social class and race/ethnicity as an important data to understand the marginalization of the work of artisans in the systems of arts and culture in Bahia and Brazil. The research interprets female artisan creation as an artistic expression of the re-existence of the collective and biocultural memory of traditional communities, as well as a reflection on the role of artisans in preserving the memory and the biocultural heritage of their communities. The art of these women is the result of a knowledge about the proper management of minerals and plants inherited and transmitted by generations of black and afro-indigenous women, who live in cities and, especially, in communities in the rural area of Western Bahia.pt_BR
dc.description.abstractLa tesis aborda la situación actual de la creación artesanal de origen ancestral producida por mujeres que trabajan con arcilla y fibras vegetales, en comunidades del Oeste de Bahía, desde una perspectiva interdisciplinaria y transdisciplinaria, y de una reflexión situada e interseccional, es decir, considerando las interconexiones entre género, clase social, raza / etnia como dato importante para comprender la marginación del trabajo de las artesanas en los sistemas de las artes y de la cultura baiana y del Brasil. La investigación interpreta la creación artesanal femenina como una expresión de la re-existencia de la memoria colectiva y biocultural de las comunidades tradicionales, así como lleva a cabo una reflexión sobre el papel de las artesanas en la preservación de la memoria y del patrimonio biocultural de sus comunidades. El arte de estas mujeres es el resultado de un conocimiento sobre el manejo adecuado de minerales y plantas heredados y transmitidos por generaciones de mujeres negras y afro-indígenas que viven en ciudades y, principalmente, en comunidades rurales del Oeste de Bahía.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriação artesanalpt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectRe-existênciapt_BR
dc.subjectMemória bioculturalpt_BR
dc.subjectOeste baianopt_BR
dc.subjectcreación artesanalpt_BR
dc.subjectMujerespt_BR
dc.subjectRe-existênciapt_BR
dc.subjectMemorial bioculturalpt_BR
dc.subject.otherArtisanal creationpt_BR
dc.subject.otherBiocultural memorypt_BR
dc.subject.otherRe-existencept_BR
dc.subject.otherWest Bahiapt_BR
dc.subject.otherWomenpt_BR
dc.titleArte, memória e re-existência: a criação artesanal das mulheres no Oeste baianopt_BR
dc.title.alternativeArt, memory and re-existence: the artisanal creation of women in western Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Freire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.referee1Freire, Luiz Alberto Ribeiro-
dc.contributor.referee2Figueiredo, Aldrin Moura de-
dc.contributor.referee3Costa, Eliene Benicio Amâncio-
dc.contributor.referee4Britto, Ludmila da Silva Ribeiro de-
dc.contributor.referee5Pêpe, Suzane Tavares de Pinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8419807620861772pt_BR
dc.description.resumoA tese aborda a situação atual da criação artesanal de origem ancestral produzida por mulheres que trabalham com o barro e as fibras vegetais, em comunidades do Oeste baiano, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar e de uma reflexão situada e interseccional, ou seja, considerando as interconexões entre gênero, classe social e raça/etnia como um dado importante para compreender a marginalização do trabalho das artesãs nos sistemas das artes e cultura baiana e brasileira. A pesquisa interpreta a criação artesanal feminina como uma expressão artística de re-existência da memória coletiva e biocultural das comunidades tradicionais, assim como realiza uma reflexão sobre o papel das artesãs na preservação da memória e do patrimônio biocultural de suas comunidades. A arte dessas mulheres é fruto de um conhecimento sobre o manejo adequado de minerais e plantas herdado e transmitido por gerações de mulheres negras e afro-indígenas, que vivem em cidades e, principalmente, em comunidades da zona rural do Oeste baiano.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_Jancileide Souza_Arte, Memória e Re-existência_Final.pdf33,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.