Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Mariana Teles-
dc.creatorBarbosa, Mariana Teles-
dc.date.accessioned2022-05-17T15:15:36Z-
dc.date.available2022-05-17T15:15:36Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35251-
dc.description.abstractThis paper describes the process of creating and developing a business model for a Creative Economy venture, along with its new visual identity and branding studies. The focus of the study is the brand Jambo Cadernos, a stationery project developed by the author for the past three years, operating in Salvador (Bahia). The Design Thinking approach (VIANNA et al, 2012) was the project's guide, combined with branding (JANKOWISK, 2015) and business development methodologies. (OSTEWALDER; PIGNEUR, 2011/2014). We sought to figure out and sistematize a new phase of the brand , its values, its vision and personality after a series of changes it has undergone throughout its existence. Besides, approaching the public, creating spaces for co-creation, allowed validated and more coherent results. As a result of the process, a new visual identity and branding guidelines were created, along with a structured business model.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia-criativapt_BR
dc.subjectModelo de negóciospt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesign De Serviçospt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subject.otherCreative Economypt_BR
dc.subject.otherBusiness Modelpt_BR
dc.subject.otherEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.otherService Designpt_BR
dc.subject.otherBrandingpt_BR
dc.titleO modelo de negócio na economia criativa: estudo de caso Jambo Cadernospt_BR
dc.title.alternativeThe business model in the creative economy: case study Jambo Cadernospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.localpubSalvador, Bahiapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Erica Ribeiro de-
dc.description.resumoO presente trabalho descreve o processo de criação e desenvolvimento de um modelo de negócios para um empreendimento da Economia Criativa, juntamente com sua nova identidade visual e estudos de branding. O objeto de estudo é a marca Jambo Cadernos, projeto de papelaria desenvolvido pela autora há três anos, atuante em Salvador (Bahia). A abordagem do Design Thinking (VIANNA et al, 2012) foi a norteadora do projeto, aliada a metodologias de branding (JANKOWISK, 2015) e de desenvolvimento de negócios (OSTEWALDER; PIGNEUR, 2011/2014). Procurou-se compreender a nova fase que a marca vive, seus valores, sua visão e personalidade após uma série de mudanças que sofreu ao longo de sua existência. Também, a aproximação com o público, criando espaços de co-criação, permitiu soluções validadas e mais coerentes. Os resultados incluem a criação da nova identidade e diretrizes do branding da marca, juntamente com o modelo de negócios estruturado.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Design (EBA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIALFINAL-MARIANATELES-JAMBOCADERNOS2.pdf4,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.