Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Eriel de Araújo-
dc.contributor.authorREIS, Luisa Magaly Santana Oliveira-
dc.creatorReis, Luisa Magaly Santana Oliveira-
dc.date.accessioned2022-05-17T13:03:43Z-
dc.date.available2022-05-17T13:03:43Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242-
dc.description.abstractMy dissertation is on the the poetic inferences in the field of research of practical and theoretical character in Visual Arts, having as the main guidind element the idea of anima existing in artistic objects. Animism is the belief that all elements of nature, be they stones, plants, animals or the fundamental elements, that is, animate or inanimate, have soul. Through a methodology called by me artistic-animist syncretism, where the art-umbanda-nature trinominal plays the role of interlocutions that underlie my creations, I elaborate object bodies constructed through artistic rituals and hybrid techniques that emerge from the use of terrestrial materials such as clay, stones and metals, ceramic procedures and rituals of soul-building to establish objects, actions and artistic installations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectAnimismopt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subject.otherCeramicspt_BR
dc.subject.otherUmbandapt_BR
dc.subject.otherVisual Artspt_BR
dc.subject.otherAnimismpt_BR
dc.titleO que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuaispt_BR
dc.title.alternativeWhat holds an object-body: ceramic procedures and soul incorporations in the visual artspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.departamentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Eriel de Araújo-
dc.contributor.referee1Santos, Eriel de Araújo-
dc.contributor.referee2Camargo, Carlos Augusto Nunes-
dc.contributor.referee3Ferreira, Ines Karin Linke-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3690662186408780pt_BR
dc.description.resumoDisserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.