Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | SANTOS, Eriel de Araújo | - |
dc.contributor.author | REIS, Luisa Magaly Santana Oliveira | - |
dc.creator | Reis, Luisa Magaly Santana Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:03:43Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T13:03:43Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35242 | - |
dc.description.abstract | My dissertation is on the the poetic inferences in the field of research of practical and theoretical character in Visual Arts, having as the main guidind element the idea of anima existing in artistic objects. Animism is the belief that all elements of nature, be they stones, plants, animals or the fundamental elements, that is, animate or inanimate, have soul. Through a methodology called by me artistic-animist syncretism, where the art-umbanda-nature trinominal plays the role of interlocutions that underlie my creations, I elaborate object bodies constructed through artistic rituals and hybrid techniques that emerge from the use of terrestrial materials such as clay, stones and metals, ceramic procedures and rituals of soul-building to establish objects, actions and artistic installations. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cerâmica | pt_BR |
dc.subject | Umbanda | pt_BR |
dc.subject | Natureza | pt_BR |
dc.subject | Animismo | pt_BR |
dc.subject | Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject.other | Ceramics | pt_BR |
dc.subject.other | Umbanda | pt_BR |
dc.subject.other | Visual Arts | pt_BR |
dc.subject.other | Animism | pt_BR |
dc.title | O que guarda um corpo-objeto: procedimentos cerâmicos e incorporações anímicas nas artes visuais | pt_BR |
dc.title.alternative | What holds an object-body: ceramic procedures and soul incorporations in the visual arts | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.departament | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Eriel de Araújo | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Eriel de Araújo | - |
dc.contributor.referee2 | Camargo, Carlos Augusto Nunes | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, Ines Karin Linke | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3690662186408780 | pt_BR |
dc.description.resumo | Disserto sobre as inferências poéticas no campo da pesquisa de caráter prático e teórico em Artes Visuais, tendo como principal elemento norteador a ideia de anima existente em objetos artísticos. O animismo é a crença em que todos os elementos da natureza, sejam eles pedras, plantas, animais ou os elementos fundamentais, isto é, animados ou inanimados, possuem alma. Por meio de uma metodologia denominada por mim de sincretismo artístico-animista, onde o trinômio arte-umbanda-natureza protagoniza interlocuções que fundamentam minhas criações, elaboro corpos-objetos construídos por meio de rituais artísticos e técnicas híbridas que surgem da utilização de matérias terrestres, como argila, pedras e metais, dos procedimentos cerâmicos e rituais de incorporações anímicas para instaurar objetos, ações e instalações artísticas. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|