Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santana, André Ricardo Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-30T23:56:05Z | - |
dc.date.available | 2021-02-17 | - |
dc.date.available | 2022-04-30T23:56:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35144 | - |
dc.description.abstract | Questa tesi si propone di indagare la rappresentazione dello spazio biografico — capito,
secondo Arfuch, come "i diversi modi in cui la vita e l'esperienza umana possono essere narrati"
(2012, p. 14) — nella poliedrica scrittura del portoghese Gonçalo M. Tavares, in particolare nei
libri 1 (2005), Histórias falsas (2005), Biblioteca (2004) e nella serie "Il quartiere" (composta
di dieci libri finora). Articolando le nozioni di gioco da Huizinga — come un'attività umana
che si sviluppa nello spazio specifico ed è soggetto a regole proprie — e Derrida — trattando
la "possibilità di distruzione di un significato trascendente” (SANTIAGO, 1976, p. 53) —,
l'intento è quello di mostrare fino a che punto il lavoro de Tavares gioca con le forme canoniche
e rompe le aspettative del lettore, nel caso del genere (auto)biografico attraverso di tre modalità:
l’autofinzione e la costruzione di una mitologia diritto d'autore; la finzione biografica attraverso
l'uso di spurio, che si riferisce alla tradizione iniziata da Marcel Schwob e continuata da Jorge
Luis Borges; e l’appropriazone e la successiva cancellazione del "nome dell'autore", con la
creazione di caricature e l'uso di intertesto come strategia di costruzione di testi ibrido tra saggio
e finzione. Attraverso queste procedure, l'universo letterario di Gonçalo M. Tavares rivela un
processo in cui la sua performance come lettore fornisce carburante per l'attività autoriale,
appropriandosi la letteratura per la produzione di letteratura, lasciando tracce della sua
biblioteca privata nel suo lavoro, la creazione e la riflettendo su autori e libri, suggerendo una
sorta di “biobibliografia”, che rende gli indizi di lettura e diminuisce la presenza di fatto e di
personale, in una ricostruzione letteraria che può essere intesa come una storia della letteratura
nella finzione. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Biografia como forma de literatura | pt_BR |
dc.subject | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Tavares, Gonçalo M. - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Autoficção | pt_BR |
dc.subject.other | Biografias apócrifas | pt_BR |
dc.title | Jogos do biográfico em Gonçalo M. Tavares | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Antonio Marcos da Silva | - |
dc.contributor.advisor1ID | 8950259044613062 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8950259044613062 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Antonio Marcos da Silva | - |
dc.contributor.referee1ID | 8950259044613062 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8950259044613062 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Maria Elisa Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2ID | 8503000442103169 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8503000442103169 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Ornellas, Sandro Santos | - |
dc.contributor.referee3ID | 5613518257499346 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5613518257499346 | pt_BR |
dc.creator.ID | 1126026265615807 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1126026265615807 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem como objetivo investigar a representação do espaço biográfico — compre endido, segundo Arfuch, como “os distintos modos como se podem narrar a vida e a experiência
humanas” (2012, p. 14) — na escritura multifacetada do português Gonçalo M. Tavares, em
especial nos livros 1 (2005), Histórias falsas (2005), Biblioteca (2004) e na série “O bairro”
(composta por dez livros até o momento). Articulando as noções de jogo em Huizinga — como
atividade humana que se desenvolve em um espaço determinado e está sujeita a regras próprias
— e em Derrida — vendo nele a “possibilidade de destruição de um significado transcendental”
(SANTIAGO, 1976, p. 53) —, a intenção aqui é mostrar em que medida a obra de Tavares joga
com as formas canônicas e rompe com as expectativas do leitor em se tratando do gênero
(auto)biográfico, através de três procedimentos: a autoficcionalização e a construção de uma
mitologia autoral; a ficcionalização do biográfico através do uso do apócrifo, o que remete à
tradição iniciada por Marcel Schwob e continuada por Jorge Luis Borges; e a apropriação e a
subsequente rasura do “nome de autor”, com a criação de caricaturas e o uso do intertexto como
estratégia de construção de textos híbridos entre ensaio e ficção. Por meio desses procedimen tos, o universo literário de Gonçalo M. Tavares revela um processo em que sua atuação como
leitor fornece combustível para a atividade autoral, apropriando-se da literatura para produzir
literatura, deixando vestígios de sua biblioteca particular em sua obra, criando e refletindo sobre
autores e livros, sugerindo uma espécie de biobibliografia, que deixa pistas de leitura e diminui
a presença do factual e do pessoal, em uma recriação literária que pode ser entendida como uma
história da literatura em ficção. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLITCULT)
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