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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, José Augusto Ramos da-
dc.date.accessioned2022-04-08T13:56:29Z-
dc.date.available2022-04-08T13:56:29Z-
dc.date.issued2009-12-28-
dc.identifier.citationLUZ, José Augusto Ramos da. Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928). 173 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35064-
dc.description.abstractThis thesis examines the role of primary education in the 1920s, specifically between 1924 and 1928, initially showing how education was seen by governors in their posts and how the economic crises and social and political transformations that preceded the government Goes Calmon (1924-1928) were reflected in practice and in political clashes of teachers. Moreover, it shows how the speeches after the teachers' strike of 1918 and Revolt of 1919 Folk made the hinterland into the agenda of political discourse and education. And as the mandate Goes Calmon was innovative in giving priority to primary education and call Anísio Teixeira to the General Department of Education. During this period, begins to strengthen education in Bahia the use of intuitive reasoning and a new conception of school and education which should enhance the environment and the culture in which the child lived especially in the countryside. And concurrently with these changes, new practices are required of teachers by mastering the new teaching methods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCrise econômica e políticapt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectMétodo intuitivopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherEducationpt_BR
dc.subject.otherEconomic and political crisispt_BR
dc.subject.otherPrimary educationpt_BR
dc.subject.otherIntuitive methodpt_BR
dc.subject.otherSchoolpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1Cruz, Maria Cecília Velasco e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4834896737149283pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Maria Cecília Velasco e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4834896737149283pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andréa da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8435059295729972pt_BR
dc.contributor.referee3Menezes, Jaci Maria Ferraz de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0296701151804947pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, José Carlos de Araújo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2475380584522902pt_BR
dc.contributor.referee5Leite, Rinaldo César Nascimento-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4384379790160728pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770235445129093pt_BR
dc.description.resumoA presente tese analisa o papel do ensino primário na década de 1920, especificamente entre 1924 e 1928, mostrando inicialmente como a educação foi vista pelos governadores em suas mensagens e de que maneira as crises econômicas e transformações sociais e políticas que antecederam o governo de Góes Calmon (1924-1928) se refletiram na prática e nos embates políticos dos docentes. Ademais, mostra como os discursos após a greve dos professores de 1918 e a Revolta Sertaneja de 1919 fizeram o sertão entrar na pauta dos discursos políticos e educacionais. E como o mandato de Góes Calmon foi inovador ao dar prioridade ao ensino primário e o chamar Anísio Teixeira para a Diretoria Geral da Instrução. Nesse período, começou a se consolidar na educação baiana a utilização do método intuitivo e uma nova concepção de escola e de educação que deveriam valorizar o meio e a cultura em que a criança vivia especialmente no interior do Estado. E concomitantemente a essas mudanças, novas práticas foram exigidas dos professores mediante o domínio de novos métodos de ensino.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGH)

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Um olhar sobre a educação na Bahia a salvação pelo ensino primário (1924-1928).pdfTese - José Augusto Ramos da Luz2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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