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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFontoura, Ricardo Veloso-
dc.date.accessioned2022-04-07T19:12:09Z-
dc.date.available2022-04-07T19:12:09Z-
dc.date.issued2021-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35052-
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the connections between Information Science (IS) and Artificial Intelligence (AI) observed in the SmartJud PJe application, developed with the purpose of solving the demands of users of the PJe system, when analyzing the impacts of the system on the meeting users' information needs. This was a descriptive exploratory case study, where information was collected from the Chatbot tool database, which has Artificial Intelligence in its core, using cognitive processes. The results presented pointed, with the inclusion of the Chatbot SmartJud PJe functionality, for an expansion of the service to the system, reduction of service by Service Desk for the business defined in the scope of the tool, in addition to the movement of personnel to attend other types of calls, leading to cost savings and time optimization. By observing the analyzed aspects, an intertwined and purposeful role in the interface between CI and AI was highlighted in a broad sense, where priority was given not only to technological refinement, but to users' needs, their social interactions, minimizing efforts and promoting speed in the recovery, management and communication of information. The results presented by this work did not exhaust the various possibilities that can be explored by the two areas in question, and in addition pointed to the need for further studies, for a broader analysis for the development of a methodology for using the precepts of CI for the other sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectSmartJud PJept_BR
dc.subjectChatbotpt_BR
dc.subject.otherInformation Sciencept_BR
dc.subject.otherArtificial Intelligencept_BR
dc.titleInterfaces entre a Ciência da Informação e inteligência artificial: um estudo de caso do Sistema SmartJud do processo judicial eletrônico do Tribunal de Justiça do Estado da Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Informaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Villalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512406261228592pt_BR
dc.contributor.referee1Villalobos, Ana Paula de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512406261228592pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Reinaldo de Figueiredo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2453249439559488pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Sérgio Franklin Ribeiro da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616062383606976pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1257478616625062pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desse estudo foi investigar as conexões entre a Ciência da Informação (CI) e a Inteligência Artificial (IA) observadas no aplicativo SmartJud PJe, desenvolvido com a finalidade de solucionar as demandas dos usuários do sistema PJe, quando analisados os impactos do sistema no atendimento das necessidades informacionais dos usuários. Tratou-se de um estudo de caso de caráter exploratório descritivo, no qual foram colhidas informações na base de dados da ferramenta de Chatbot que possui em seu núcleo de funcionamento IA com utilização de processos cognitivos. Os resultados apresentados apontaram, com a inclusão da funcionalidade do Chatbot SmartJud PJe, para uma ampliação do atendimento ao sistema, redução de atendimento pelo ServiceDesk para o negócio definido no escopo da ferramenta, além de movimentação de pessoal para atendimento de outros tipos de chamados, levando à redução de custos e otimização do tempo. Pela observação dos aspectos analisados, destacou-se um papel entrelaçado e propositivo na interface entre a CI e a IA em um sentido amplo, no qual foi priorizado não só o refinamento tecnológico, mas as necessidades dos usuários, suas interações sociais, minimizando esforços e promovendo celeridade na recuperação, gestão e comunicação da informação. Os resultados apresentados por este trabalho não esgotaram as diversas possibilidades que podem ser exploradas pelas duas áreas em questão, e, além disso, apontaram para necessidade de novos estudos, para uma análise mais ampla para o desenvolvimento de uma metodologia de utilização dos preceitos da CI para as demais ciências.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
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