Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35000
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCezar, Iasmim de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-04-04T14:04:30Z-
dc.date.available2022-04-04T14:04:30Z-
dc.date.issued2020-12-15-
dc.identifier.citationCEZAR, Iasmim de Oliveira. A última rota atlântica: o comércio interno de escravizados rumando os sertões da Bahia setecentista, c.1759-c.1798. 197 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35000-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the functioning of the system of redistribution of African and Creole enslaved to the hinterlands of the captaincy of Bahia during the second half of the eighteenth century. Through the analysis of a set of passport guides covering the shipments of captives traded from the City of Bahia (Salvador) to the domestic market of Portuguese America, this study seeks to understand how the supply of African slave markets present in the countryside of Bahia was accomplished through redistribution process operationalized by multiple commercial agents. Traversing the main sertanejo routes (occasional and regular agents) or taking captive groups (traders of the Bahian market square), such agents were responsible for the execution of small tasks, which were responsible for the transfer of significant sums of enslaved to the Sertões of the eighteenth century Bahia. Thus, from the analysis of passport records dated 1752-1772 and 1778-1798, from the existing documentary series for the period, along with the access to the transatlantic slave trade database, it is the aim of this study to understand redistribution as an extension of the transatlantic enslaved trade, paying special attention to the activities of the mercantile agents, who are responsible for connecting the hinterlands of Bahia to the Atlantic slave mercantile system through internal trafficking, understood here as the last Atlantic route.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectSertõespt_BR
dc.subjectRedistribuiçãopt_BR
dc.subjectComerciantespt_BR
dc.subject.otherBahiapt_BR
dc.subject.otherBackwoodspt_BR
dc.subject.otherRedistributionpt_BR
dc.subject.otherSlave traderspt_BR
dc.titleA última rota atlântica: o comércio interno de escravizados rumando os sertões da Bahia setecentista, c.1759 - c.1798pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História (PPGH) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.contributor.advisor1Pires, Maria de Fátima Novaes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879613987505788pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Maria de Fátima Novaes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5879613987505788pt_BR
dc.contributor.referee2Slenes, Robert Wayne Andrew-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3081285853679184pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Paulo Henrique Duque-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1565238867146404pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520552063812613pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa o funcionamento do sistema de redistribuição de escravizados africanos e crioulos para os sertões da capitania da Bahia, durante a segunda metade do século XVIII. Por meio da análise de um conjunto de guias de passaportes que abarcam as remessas de cativos comercializados da Cidade da Bahia (Salvador) para o mercado interno da América lusa, este estudo busca entender como era realizado o abastecimento dos mercados negreiros presentes no interior da Bahia através do processo de redistribuição operacionalizado por múltiplos agentes comerciais. Percorrendo os principais roteiros sertanejos (agentes ocasionais e regulares) ou encaminhando levas de cativos (comerciantes da praça mercantil baiana), tais agentes eram incumbidos pela execução de pequenos empreendimentos responsáveis pela transferência de expressivas somas de escravizados para os sertões da Bahia setecentista. Com isso, a partir da análise dos registros de passaportes datados de 1752-1772 e 1778-1798, das séries documentais existentes para o período, juntamente com o acesso à base de dados transatlantic slave trade, é objetivo deste estudo compreender a redistribuição como uma extensão do comércio transatlântico de escravizados, atentando-se especialmente, para a atuação dos agentes mercantis, encarregados por conectar os sertões da Bahia ao sistema mercantil escravista atlântico através do comércio interno, aqui entendido como a última rota atlântica.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A última rota atlântica o comércio interno de escravizados rumando os sertões da Bahia setecentista, c.1759-c.1798.pdfDissertação - Iasmim de Oliveira Cezar3,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.