Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEsteves, Liana Falcão Novais de Almeida-
dc.date.accessioned2022-03-22T15:57:22Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-03-22T15:57:22Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34918-
dc.description.abstractThis Course Completion Work is presented as a requirement for obtaining a Master's Degree in Music. The general objective is to reflect on my professional and academic trajectory and present research products in the area of Music Education. Thus, I answer the problem question: How can the music teaching in basic education be conducted considering Willems' principles and the Northeastern Brazilian repertoire? This theme is justified because it reflects my experience as a musician and music educator working in several elementary schools. I believe that Northeastern ethnic music must be present in music teaching at school, but unfortunately it is still little worked in this space of performance. On the other hand, I believe that the implementation of Willems' principles can contribute significantly to the process of musical teaching learning. The methodology of the present work fits in the qualitative research approach and the bibliographic method, as to its procedure, and is based on Lubisco (2019), Severino (2000), Rocha (1990), Paz (2013), Hortélio (2019) and others. As a Final Product, a pedagogical proposal was built to apply the principles of the Willems method using the Northeastern Brazilian repertoire in the form of a Course Plan and Activity Book as support material for music teachers working in schools in Salvador, in addition to providing opportunities relevant reflections on possible future research for academia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCancioneiro Nordestinopt_BR
dc.subjectMetodologia Willemspt_BR
dc.subjectPlano de Cursopt_BR
dc.titleCancioneiro nordestino e os princípios de Edgar Willems nas aulas de música no 1° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeNortheastern Brazilian repertoire and the principles of Edgar Willems at the music lessons in the 1st year of fundamental educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
dc.contributor.advisor1Konopleva, Ekaterina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277937295094172pt_BR
dc.contributor.referee1Kroger, Mara Menezes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0201945304099855pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7047299547171544pt_BR
dc.contributor.referee3Kato, Suzana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0709188105301025pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668162434535980pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão Final apresenta-se como requisito para obtenção do grau de mestre pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música. O objetivo geral é refletir sobre minha trajetória profissional e acadêmica, e apresentar produtos de pesquisa na área de Educação Musical. Assim, respondo à questão problema: Como pode ser conduzido o ensino de música na educação básica contemplando os princípios do educador musical Edgar Willems e o repertório nordestino? Este tema justifica-se por refletir minha vivência como musicista e educadora musical atuando em várias escolas do ensino básico. Acredito que a música étnica nordestina deve estar presente no ensino de música na escola com o intuito de contribuir para a viabilidade da cultura nordestina e a formação identitária das crianças de todo o Brasil. Por outro lado, acredito que a implementação dos princípios de Willems pode contribuir significativamente para o processo de ensino-aprendizagem musical. A metodologia do presente trabalho se enquadra na abordagem de pesquisa qualitativa e no método bibliográfico, quanto ao seu procedimento, e se baseia em Lubisco (2019), Severino (2000), Rocha (1990), Paz (2013), Hortélio (2019) e outros. Como Produto Final foi construída uma proposta pedagógica de aplicação dos princípios do método Willems usando o cancioneiro nordestino em formato de Plano de Curso e de Caderno de Atividades como um material de apoio aos professores de música que trabalham nas escolas básicas de Salvador, além de oportunizar reflexões relevantes sobre possíveis futuras pesquisas para a academia.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCF - Liana Falcão (HOMOLOGAÇÃO).pdfDissertação - Liana Falcão4,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.