Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Santos, Andeson Cleomar dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T15:46:13Z | - |
dc.date.available | 2022 | - |
dc.date.available | 2022-03-18T15:46:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34900 | - |
dc.description.abstract | We, the native peoples, fight daily to be able to exist within our specificities and
particularities. We live in constant attacks on our territories, cultures, bodies and original
rights, since the beginning of the invasion in the year 1500. In this sense, the present
dissertation appears as a political act of resistance, of struggle, of an indigenous militant
movement, evidencing my ethnic condition as an indigenous Pankararu. The imbu race is the
main ritual of the Pankararu people, which happens annually with the arrival of the imbu fruit
crop, and lasts approximately three months from its beginning when the first imbus of the
crop is closed. It is a celebration of life, of respect to all the living and enchanted beings that
inhabit this planet. Our traditional territory is located in the high Pernambuco hinterland
between the municipalities of Jatobá, Petrolândia and Tacaratu, an area of 14,294 hectares
with a population of 8,184 people (Siasi/Sesai, 2014). This research, carried out in the villages
Saco dos Barros, Brejo dos Padres and Serrinha, (places where the ritual takes place) aimed to
identify/present how the ritual of the imbu race appears in the processes of affirming the
Pankararu identity, reaffirmation and strengthening of being and being indigenous Pankararu.
From an ethnomusicological approach and an indigenous perspective, I propose reflections on
issues/topics such as spirituality, education, identity, territory, culture, politics and stories,
highlighting some aspects of ritualistic musical making present in the Pankararu ritual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cosmologia Pankararu | pt_BR |
dc.subject | Corrida do Imbu | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia | pt_BR |
dc.subject | Sonoro-Musical Indígena | pt_BR |
dc.subject | Povos Originários do Nordeste | pt_BR |
dc.title | Sons, torés e toantes da corrida do imbu: afirmação e reafirmação do ser indígena Pankararu | pt_BR |
dc.title.alternative | Sounds, torés and- toantes of the imbu race: affirmation and reaffirmation of the Pankararu indigenous being. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Luhning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0685512552006492 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Maria Rosário Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1298757533709756 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Cristiane Maria Galdino de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7567236180576595 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Luhning, Angela Elisabeth | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0685512552006492 | pt_BR |
dc.creator.ID | 10790642492 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9076871121780067 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nós, povos originários, lutamos diariamente para podermos existir dentro de nossas
especificidades e particularidades. Vivemos em constantes ataques aos nossos territórios,
culturas, corpos e direitos originários, isto desde o início da invasão no ano de 1500. Nesse
sentido, a presente dissertação surge como um ato político, de resistência, de luta de um
movimento militante indígena, evidenciando minha condição étnica enquanto indígena
Pankararu. A corrida do imbu é o principal ritual do povo Pankararu, que acontece
anualmente com a chegada da safra do fruto imbu e tem a duração de, aproximadamente, três
meses desde seu início quando são flechados os primeiros imbus da safra. Trata-se de uma
festa de celebração à vida, de respeito a todos os seres vivos e encantados que habitam esse
planeta. Nosso território tradicional está localizado no alto sertão pernambucano, entre os
municípios de Jatobá, Petrolândia e Tacaratu, com uma área de 14.294 hectares e uma
população de 8.184 pessoas (Siasi/Sesai, 2014). Esta pesquisa, realizada nas aldeias Saco dos
Barros, Brejo dos Padres e Serrinha (lugares onde acontece o ritual), teve como objetivo
identificar/apresentar como o ritual da corrida do imbu aparece nos processos de afirmação da
identidade Pankararu, de reafirmação e fortalecimento do ser e de ser indígena Pankararu. A
partir de uma abordagem etnomusicológica e de uma perspectiva indígena, proponho
reflexões sobre questões/temas tais como espiritualidade, educação, identidade, território,
cultura, política e histórias, evidenciando alguns aspectos do fazer musical ritualístico
presente no ritual Pankararu. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS)
|