Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34848
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNachef, Cristina Gallo Pedreira-
dc.date.accessioned2022-02-28T18:15:16Z-
dc.date.available2022-02-28T18:15:16Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationNACHEF, Cristina Gallo Pedreira. Comportamento informacional de bibliotecários do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34848-
dc.description.abstractA research retrieves an analysis of informational behavior of librarians who are not currently at the University System of Libraries of the Federal University of Bahia (SIBI / UFBA), seeking to present the sources of research used, as well as the criteria provided for or effective use. Gives information for or compliance with professional activities. Assim, a research part of the following question: How or informational behavior do two librarians of the University System of Interference Libraries serve us oriented to the users linked to the Federal University of Bahia? In this way, we objective to analyze or inform informational behavior of two library professors of the Federal University of Bahia. In a specific way, we seek to identify the sources and channels of information used under investigation, verify in what way the librarians are looking for information, and finally, disclose the criteria provided for the effective use of any information.We assume a qualitative nature approach as a condutor and to carry out research we use analysis of academic productions, information gathering about the university library system of UFBA and consequently two profissionais librarians that either compose and apply questions to library libraries context context scolhyde Let us discuss some theoretical discussions - conceituais about informational behavior, discussing about the needs and informational models and the models of informational behavior, we also discuss about the librarianship in information proficiency, reflected on their training, their potential education, their attentive education , we serve as references, and as sources of information and process of search and recovery of contents. As a result, we will perceive the importance of the professional library and its potential as a mediator of information, and more specifically as an educator, who can act on a critical and analytical approach to its attire, once again, its informative behavior is directly related to its make professional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento informacional. Bibliotecários de universidades.pt_BR
dc.subjectBibliotecários - Formação. Universidade Federal da Bahia. Sistema Universitário de Bibliotecaspt_BR
dc.subjectInformational behavior. University librarianspt_BR
dc.subjectLibrarians - Training. Federal university of Bahia. University Library Systempt_BR
dc.titleComportamento informacional de bibliotecários do sistema universitário de bibliotecas da Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.title.alternativeInformational behavior of librarians of the university system of libraries at the Federal University of Bahiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, José Carlos Sales dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2047669969723945pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Carolina de Souza Santana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7506312073120720pt_BR
dc.contributor.referee2Lins, Ivana Aparecida Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1692218547069653pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3918540341792147pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa recupera a análise do comportamento informacional de bibliotecários que atuam no Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA), buscando apresentar as fontes e canais de informações utilizadas pelos profissionais investigados, assim como os critérios adotados para o uso efetivo da informação para o cumprimento das atividades profissionais. Assim, a investigação parte do seguinte questionamento: Como o comportamento informacional dos bibliotecários do Sistema Universitário de Bibliotecas interfere nos serviços orientados aos usuários da informação vinculados à Universidade Federal da Bahia? Desta forma, objetivamos analisar o comportamento informacional dos docentes bibliotecários da Universidade Federal da Bahia. De maneira específica, buscamos identificar as fontes e canais de informação usadas pelos sujeitos investigados, verificar de que forma os bibliotecários buscam informação, e por fim, descrever os critérios adotados para o uso efetivo de uma informação. Assumimos a abordagem de natureza qualitativa como fio condutor e para desenvolver as investigações utilizamos análise de produções acadêmicas, levantamento de informações acerca do sistema universitário de bibliotecas da UFBA e consequentemente dos profissionais bibliotecários que o compõe e aplicação de questionários com bibliotecários atuantes no contexto de pesquisa escolhido. Trouxemos algumas discussões teórico – conceituais sobre comportamento informacional, discutindo sobre os estudos das necessidades e os usuários da informação e os modelos de comportamento informacional, discutimos também sobre o bibliotecário enquanto profissional da informação, refletindo sobre sua formação, seu potencial enquanto educador, sua atuação, os serviços de referências, e as fontes de informação e o processo de busca e recuperação de conteúdos. Com a pesquisa percebemos a importância do profissional bibliotecário e seu potencial enquanto mediador da informação, e mais especificamente como um educador, que pode acionar um olhar crítico e analítico para sua atuação, uma vez que, seu comportamento informacional se relaciona diretamente com o seu fazer profissional.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cristina Galo.pdfDissertação - Cristina Gallo P. Nachef1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.