Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34836
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rogério Wesley Reis Felix-
dc.date.accessioned2022-02-22T18:04:55Z-
dc.date.available2022-02-22T18:04:55Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Rogério Wesley Reis Felix. Curadoria técnica de museus: considerações sobre a documentação das joias em metal africanas do Museu Afro-Brasileiro/Ufba. Orientadora: Suely Moraes Ceravolo. 2021. 123 f. il. Monografia (Bacharelado em Museologia) – Departamento de Museologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34836-
dc.description.abstractThis monograph argues over procedures of technical curatorship in museums, specifically registration, interrogating the institutional file records whose purpose it is to identify the museological object, representing it through information fields – metadata – like names; typology; origin; function; material; technique; and authorship. In order to achieve this, the starting point is a set of 29 metalpieces, among bracelets and anklets, from Benin and Togo, within the African Collection of the AfroBrazilian Museum/Federal University at Bahia (Mafro/Ufba), made up by the French photoetnographer Pierre Verger. Then is recovered a part of the histories of ethnographic museums, circulation of metallurgical artifacts between Africa x Europe x America and the ways of elaborate registration, adjacent to the account of artifacts’ dossiers, intending to approach the names and categories that were attributed to it. Considering the metadata fundamental to the development of processes of interpretation and use of objects in museum environments, in particular those from the order of communication field, was done this case study, based in documental analysis and exploratory bibliographic research, under the hypothesis that, during the agencies that have arranged Mafro/Ufba and its documental procedures, were constituted and reproduced fallacious regimens of truth that reinforces the stereotyped imaginary of Africas and their Diasporas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.description.sponsorshipFAPESBpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMuseu afropt_BR
dc.subjectArte africanapt_BR
dc.subjectDocumentação em museuspt_BR
dc.subjectJoalheria modernapt_BR
dc.titleCuradoria técnica de museus: considerações sobre a documentação das joias em metal africanas do Museu Afro-Brasileiro/Ufbapt_BR
dc.title.alternativeCuratorship in museums: considerations over the registration of African metal jewelry at AfroBrazilian Museum/Ufbapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.contributor.advisor1Ceravolo, Suely Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520955054532444pt_BR
dc.contributor.referee1Ceravolo, Suely Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520955054532444pt_BR
dc.contributor.referee2Britto, Andrea de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6975819799011893pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Maria das Graças de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5157646083732098pt_BR
dc.creator.ID01142692540pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9699056655282460pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho monográfico discute procedimentos de curadoria técnica de museus, especificamente a documentação, problematizando a redação das fichas de registro institucionais, cuja finalidade é identificar o objeto museológico, representando-o em campos de informação – metadados – como designação; tipologia; procedência; função; material; técnica; autoria. Para tanto, parte-se de um conjunto de 29 peças de metalurgia, entre pulseiras e braceletes, oriundas do Benim e Togo, integrantes da Coleção Africana do Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia (Mafro/Ufba), formada pelo fotoetnógrafo francês Pierre Verger. Recupera-se, por conseguinte, parte das histórias dos museus etnográficos, da circulação de artefatos metalúrgicos entre África x Europa x América e dos modos de elaborar a documentação, junto ao relato de verificação dos dossiês documentais das obras, a fim de abordar as denominações e categorizações que lhes foram atribuídas. Considerando que os metadados são basilares no desenvolvimento dos processos de interpretação e utilização de objetos em ambientes museais, em especial no que tange às metas comunicacionais, foi feito um estudo de caso, por meio de análise documental e pesquisa bibliográfica exploratória, seguindo a hipótese de que, no decorrer das agências que compõem o Mafro/Ufba, os procedimentos de documentação adotados reproduzem regimes de verdade falaciosos que colaboram na ratificação do imaginário estereotipado acerca das Áfricas e suas Diásporas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Museologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MUSEOLOGIA_ROGERIOFELIX.pdfTCC - Rogério Wesley Reis Felix Santos4,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.