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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Rachel Esteves-
dc.contributor.authorAlmeida, Túlio D’El-Rey.-
dc.creatorAlmeida, Túlio D’El-Rey.-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:04:02Z-
dc.date.available2022-02-18T19:04:02Z-
dc.date.submitted2020-11-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34810-
dc.description.abstractA tese busca analisar a relação da ascensão das oficinas literárias com a profissionalização dos escritores no campo literário brasileiro contemporâneo. Nos últimos anos, em compasso com a emergência dos cursos de escrita criativa, é perceptível a consolidação de um estatuto profissional para inúmeros autores brasileiros. Nesse contexto, as oficinas funcionam tanto como atividade de subsistência quanto instância de formação artística. Para inúmeros autores, socialmente reconhecidos como profissionais, as atividades paraliterárias (oficinas, palestras, participações em feiras etc.) representam a principal fonte de renda. Em muitos aspectos, é possível considerar que as atribuições de um escritor profissional, apesar de centradas em sua produção escrita, não se restringem a esta, razão pela qual se torna pertinente compreender a reconfiguração do ofício literário nesse cenário. Enquanto atividade paraliterária, a coordenação de oficinas parece se encaixar no circuito literário contemporâneo em que os escritores são convidados a performar e expor sua imagem publicamente. A partir desse viés, a pesquisa se concentra na análise de escritores que coordenam oficinas, mirando como essa atividade, em específico, os auxilia na condição de autores profissionais. Analogamente, também são analisados os possíveis impactos da popularização dos cursos de escrita criativa no campo literário brasileiro contemporâneo, sobretudo a partir de autores cuja bem-sucedida inserção na vida literária se deu a partir das oficinas, compreendidas como via de formação e de acesso à carreira literária. A esse respeito, chama atenção o sucesso obtido por autores egressos dos cursos de criação em alguns dos principais prêmios literários nacionais, seja em concursos de originais, seja como autores independentes. Desse modo, a tese busca mapear um movimento contemporâneo, mais ou menos restrito aos últimos vinte anos, cuja influência parece cada vez mais preponderante no campo literário brasileiro, apresentando novas vias para se pensar sobre o ofício de escritor na contemporaneidade. Metodologicamente, a pesquisa se ampara na sociologia da literatura, observando as estratégias de inserção e permanência de escritores brasileiros no campo literário contemporâneo e sua relação com a emergência dos cursos de escrita criativa nesse mesmo cenário. Para tanto, utilizou-se de visitas a campo, entrevistas e pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOficinas Literáriaspt_BR
dc.subjectEscrita Criativapt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileira Contemporâneapt_BR
dc.subjectProfissionalização do escritorpt_BR
dc.titleO artesanato da escrita: oficinas literárias e profissionalização do escritor brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesMartins, Anderson Bastos-
dc.contributor.refereesSá, Sérgio Araújo de-
dc.contributor.refereesAzevedo, Luciene Almeida de-
dc.contributor.refereesQueiroz, Milena Brito de-
dc.publisher.departamentInstituto de Letras, Universidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Culturapt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqLingüística, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

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