Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Sá, Alzira Queiróz Gondim Tude de | - |
dc.creator | Sá, Alzira Queiróz Gondim Tude de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T19:32:54Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T19:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Alzira Queiróz Gondim Tude de. Ciência e a sociedade oitocentista: rastros dos usos da técnica fotográfica. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 3, Edição especial MEDINFOR VINTE VINTE, p. 675-682, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-9778 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34797 | - |
dc.description.abstract | The text discusses photography, its genesis, repercussions and uses reserved for those of
greater social and political ascension, the wise and scientists. Attentive to the idealization of the image
by devices as an aspiration of man, to the role of medium between the subject and the world,
emphasizing the changes arising from the development of instrumental science: the invention and use
of medical devices, pliers, scalpels, tweezers, microscopes, mediating instruments that allowed greater
acuity on the world and the wanton look on the inside of bodies. It addresses the change that occurred
in Medicine when it passed from ancient and medieval textual authority to the domain of the visible
and the total transparency of bodies, through mediating devices, among them, photography. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Fontes Documentais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject | Fotografia - Usos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Fotografia - Usos pela Ciência | pt_BR |
dc.subject | Information Science | pt_BR |
dc.subject | Photography- Social Uses | pt_BR |
dc.subject | Photography- Uses for Science | pt_BR |
dc.title | Ciência e a sociedade oitocentista: rastros dos usos da técnica fotográfica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Aracaju - SE | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 3, 2020 - Edição especial MEDINFOR VINTE VINTE | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | pt_BR |
dc.citation.volume | v. 3 | pt_BR |
dc.citation.issue | Edição Especial: MEDINFOR VINTE VINTE | pt_BR |
dc.citation.spage | 675 | pt_BR |
dc.citation.epage | 682 | pt_BR |
dc.description.resumo | O texto discorre sobre a fotografia, sua gênese, repercussão e usos reservados àqueles de maior ascensão social e política, os sábios e cientistas. Atenta para a idealização da imagem por aparelhos como uma aspiração do homem, para o papel de medium entre o sujeito e o mundo, enfatizando as modificações advindas do desenvolvimento da ciência instrumental: a invenção e ouso dos aparelhos médicos, de alicates, escalpelos, pinças, microscópios, instrumentos mediadores que permitiam maior acuidade sobre o mundo e a devassa do olhar sobre o interior dos corpos. Aborda a mudança na Medicina ao passar da autoridade textual, antiga e medieval, para o domínio do visível e da transparência total dos corpos através de dispositivos mediadores, dentre eles, a fotografia. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (ICI)
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