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dc.creatorLobão, Luisa Ferreira-
dc.date.accessioned2022-01-06T19:30:17Z-
dc.date.available2022-01-06-
dc.date.available2022-01-06T19:30:17Z-
dc.date.issued2021-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34651-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how Cabotage has the capacity to be one of the main transport systems in Brazil, how BR do Mar deals with the subject and why a country with such a navigable coast still has such an outdated waterway market. For this, the barriers of the sector will be evaluated, what are the Government's failures in the Brazilian cabotage business, the ideological discussions around this sector and the interests underlying the amendments to the BR do Mar and in which it converges with the sector's demands (users) . Cabotage has historically had its golden years in the Brazilian market, but the lack or excessive care for the sector led to the creation of the BR do Mar Bill, where the promise is to encourage the Brazilian cabotage market through liberalization of the sector. Many discussions fostered the project and agents in this market already had many pending improvements, BR do Mar initially promised to solve these problems. Even in the face of this encouraging horizon, major conflicts of interest were created and changed the Bill. It is concluded that through further studies and discussions and with the use of impartial experts in the area, it is possible to reach a solution that does not please, but please everyone.pt_BR
dc.description.sponsorshipOUTRASpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCabotagem - Brasilpt_BR
dc.subjectBr do Marpt_BR
dc.subjectTransporte marítimopt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectRegulaçãopt_BR
dc.subjectEconomia de transportespt_BR
dc.titleO Br do Mar: análise do mercado de cabotagem do Brasil e seus conflitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONALpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Ihering Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4782009316931898pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira Junior, Hamilton de Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1437253378772094pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Adermes Pascoal de Araújo-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar como a Cabotagem tem capacidade de ser um dos principais transportes do Brasil, como o BR do Mar trata do assunto e porque um país com tamanha costa navegável ainda possui um mercado aquaviário tão defasado. Para isso, serão avaliados os entraves do setor, quais as falhas de governo no negócio de cabotagem brasileiro, as discussões ideológicas em torno desse setor e os interesses subjacentes as emendas ao BR do Mar e em que converge com as demandas do setor (usuários). A Cabotagem, historicamente já teve seus anos de ouro no mercado brasileiro, mas a falta ou o excesso de cuidado com o setor levou a criação do Projeto de Lei BR do Mar, onde a promessa é de incentivar o mercado de cabotagem brasileiro através da liberalização do setor. Muitas discussões fomentaram o projeto e os agentes desse mercado já tinham muitas melhorias pendentes, o BR do Mar inicialmente prometia sanar tais problemas. Mesmo diante desse horizonte animador, grandes conflitos de interesses foram se criando e alterando o Projeto de Lei. Conclui-se que através de maiores estudos e discussões e com o uso de especialistas imparciais na área, é possível chegar a uma solução que não agrade, mas satisfaça a todos.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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