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dc.contributor.advisorPetti Pinheiro, Eloísa-
dc.contributor.authorNovaes Schefler Barbosa Costa, Isadora-
dc.creatorCosta, Isadora Novaes Schefler Barbosa-
dc.date.accessioned2022-01-04T02:39:52Z-
dc.date.available2022-01-04T02:39:52Z-
dc.date.issued2015-12-09-
dc.date.submitted2015-12-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Isadora Novaes Schefler Barbosa. As gran vías espanholas e as grandes avenidas brasileiras: entre projetos, reconfigurações e transformações urbanas. 2015. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34644-
dc.description.abstractThis research aims to understand the projects and the construction of great avenues, introduced in urban planning at the beginning of the twentieth century, as a development and progress generating to their cities. Taking as its starting point the spread of Haussmannian model in the mid-nineteenth century, is sought through more detailed analysis of the Avenues Sete de Setembro in Salvador - Bahia, Brazil, and La Palmera in Seville, Spain, also compared the other Spanish and Brazilian examples, to understand how local governments have used the renovation and expansion plans to address unsanitary issues, lack of hygiene and poor living conditions in the cities in the late nineteenth century and early twentieth century. It seeks to understand the transformations and meanings that the openings of the avenues and their urban plans had for society and the historical-cultural context in which the used models were implemented, mainly by influence and pressure of the ruling class and government in studied cities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCrescimento urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Salvador (BA)pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Sevilha (Espanha)pt_BR
dc.subjectRenovação urbanapt_BR
dc.subjectCities and towns - Growthpt_BR
dc.subjectCity planning - Salvador (Brazil)pt_BR
dc.subjectCity planning - Seville (Spain)pt_BR
dc.subjectUrban renewalpt_BR
dc.titleAs gran viás espanholas e as grandes avenidas brasileiras: entre projetos, reconfigurações e transformações urbanaspt_BR
dc.title.alternativeEstudo de caso das avenidas Sete de Setembro, em Salvador e La Palmera, em Sevilhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFernandes, Ana Maria-
dc.contributor.refereesLima Sampaio, Antônio Heliodório-
dc.contributor.refereesPérez Cano, Maria Teresa-
dc.publisher.departamentFACULDADE DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Eloisa Petti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8314210252952545pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Eloisa Petti-
dc.contributor.referee2Fernandes, Ana Maria-
dc.contributor.referee3Sampaio, Antônio Heliodório Lima-
dc.contributor.referee4Pérez-Cano, María Teresa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6966125037531026pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como principal objetivo entender os projetos e a construção das grandes avenidas, introduzidas em planos urbanísticos no início do século XX, concebidas como geradoras de desenvolvimento e progresso para suas cidades. Tomando como ponto de partida a difusão do modelo Haussmanniano, em meados do século XIX, busca-se através da análise mais detalhada das avenidas Sete de Setembro, em Salvador - Bahia, Brasil, e La Palmera, em Sevilha, na Espanha, comparando-as também a outros exemplos espanhóis e brasileiros, entender como os governos locais utilizaram-se dos planos de reforma e expansão para resolver as questões de insalubridade, falta de higiene e péssimas condições de moradia nestas cidades, no final do século XIX e início do século XX. Procura-se ainda perceber as transformações e os significados que a aberturas das avenidas e seus planos urbanísticos tiveram para sociedade e o contexto histórico-cultural em que os modelos utilizados foram implantados, sobretudo, por influência e pressão das classes dominantes e do governo nas cidades estudadas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAU)

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