Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34636
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construção e validação da Escala de Avaliação do Transtorno Específico da Aprendizagem (ESATA) |
Autor(es): | Aragão, Edgar Weslei dos Santos |
Autor(es): | Aragão, Edgar Weslei dos Santos |
Abstract: | O Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp) consiste numa condição
neurodesenvolvimental caracterizada por prejuízos na aquisição das habilidades de leitura,
escrita e matemática, cuja prevalência em escolares varia em torno de 5%. Sabe-se que este
transtorno apresenta alta taxa de comorbidade entre os prejuízos nas habilidades escolares, ou
seja, crianças que apresentam comprometimento nos domínios de leitura e escrita
frequentemente também têm dificuldades com as habilidades matemáticas. Devido a isso,
realizar uma avaliação abrangente do desempenho e do funcionamento acadêmico é importante,
sendo que as escalas podem ser bastante úteis nesse processo, especialmente por permitirem a
verificação da frequência em que os sintomas estão presentes na criança e em quais domínios
há maior comprometimento, podendo auxiliar também no monitoramento dos efeitos de
intervenções. Atualmente, observa-se uma escassez de escalas psicométricas que permitam o
rastreio do transtorno em escolares no contexto nacional. O objetivo deste estudo foi construir
e apresentar evidências de validade e confiabilidade da Escala de Avaliação do Transtorno
Específico da Aprendizagem (ESATA), uma escala do tipo Likert respondida pelo professor
que tem por objetivo o rastreio dos sintomas do TEAp em crianças de 7 a 12 anos, estudantes
do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Uma revisão de literatura foi realizada com o objetivo
de identificar os sintomas característicos do TEAp e desenvolver os itens. Realizou-se análise
de juízes com 7 especialistas, e análise semântica com 8 professoras. A concordância entre
juízes foi calculada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). A fim de verificar a
estrutura fatorial do instrumento, realizou-se uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) a partir
dos dados coletados com 308 professores do 2º ao 5º ano, de 19 estados brasileiros, com média
de idade de 42,9 anos. Foram elaborados 80 itens, dos quais 76 foram avaliados como relevantes
para a composição da ESATA, após a análise de juízes. Obteve-se IVC total = 0,98. A AFE,
mostrou um melhor ajuste dos dados numa estrutura bifatorial, sendo o primeiro fator
denominado Leitura e Escrita, com cargas variando de .44 a .89, e o segundo fator denominado
Matemática, com cargas variando de .57 a .94. Ambos os fatores explicaram 58% da variância.
O α de Cronbach para a escala total foi de .99, indicando excelente confiabilidade da ESATA
com 74 itens. Specific Learning Disorder (SLD) is a neurodevelopmental condition characterized by impairments in the acquisition of reading, writing and math skills, with a prevalence rate around 5% in schoolchildren. This disorder has a high rate of comorbidity between impairments in school skills, that is, children who are impaired in the domains of reading and writing often also have difficulties with math skills. For this reason, carrying out a comprehensive assessment of the individual’s academic performance and functioning is important, and scales can be very useful in this process, especially because they allow the verification of the frequency at which symptoms are present in the child and in which domains there is greater impairment, and can also help in monitoring the effects of interventions. Currently, there is a shortage of psychometric scales for the screening of the disorder in schoolchildren in the national context. The presente study aims to develop and present evidences of validity and reliability of the Escala de Avaliação do Transtorno Específico da Aprendizagem (ESATA), a Likert-type scale answered by the teacher for the screening of SLD symptoms in children aged 7 to 12 years, students from 2nd to 5th grade. A literature review was carried out in order to identify the characteristic symptoms of SLD and develop the items. An expert panel review was performed with 7 experts, as well a semantic analysis with 8 teachers. Judge’s agreement was calculated using the Content Validity Index (CVI). In order to verify the factor structure of the instrument, an Exploratory Factor Analysis (EFA) was performed based on data collected from 308 2nd to 5th grade teachers, from 19 Brazilian states, with an average age of 42.9 years. 80 items were developed, and 76 were evaluated as relevant for the composition of ESATA, after the expert panel review. Total CVI = 0.98 was obtained. EFA showed a better fit of the data in a bifactorial structure. The Reading and Writing factor presented loads ranging from .44 to .89, and the Mathematics fator presented loads ranging from .57 to .94. Both factors explained 58% of the variance. Cronbach's α for the full scale was .99, indicating excellent reliability of ESATA with 74 items. |
Palavras-chave: | Transtorno Específico da Aprendizagem Avaliação neuropsicológica Dislexia Discalculia Escala psicométrica |
CNPq: | Psicologia Fundamentos e Medidas da Psicologia Psicologia do Desenvolvimento Humano |
País: | Brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34636 |
Data do documento: | 27-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPSI) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DissertaçãoFinal_Edgar_Aragao.pdf | 843,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.