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Tipo: Dissertação
Título: Construção e validação da Escala de Avaliação do Transtorno Específico da Aprendizagem (ESATA)
Autor(es): Aragão, Edgar Weslei dos Santos
Autor(es): Aragão, Edgar Weslei dos Santos
Abstract: O Transtorno Específico da Aprendizagem (TEAp) consiste numa condição neurodesenvolvimental caracterizada por prejuízos na aquisição das habilidades de leitura, escrita e matemática, cuja prevalência em escolares varia em torno de 5%. Sabe-se que este transtorno apresenta alta taxa de comorbidade entre os prejuízos nas habilidades escolares, ou seja, crianças que apresentam comprometimento nos domínios de leitura e escrita frequentemente também têm dificuldades com as habilidades matemáticas. Devido a isso, realizar uma avaliação abrangente do desempenho e do funcionamento acadêmico é importante, sendo que as escalas podem ser bastante úteis nesse processo, especialmente por permitirem a verificação da frequência em que os sintomas estão presentes na criança e em quais domínios há maior comprometimento, podendo auxiliar também no monitoramento dos efeitos de intervenções. Atualmente, observa-se uma escassez de escalas psicométricas que permitam o rastreio do transtorno em escolares no contexto nacional. O objetivo deste estudo foi construir e apresentar evidências de validade e confiabilidade da Escala de Avaliação do Transtorno Específico da Aprendizagem (ESATA), uma escala do tipo Likert respondida pelo professor que tem por objetivo o rastreio dos sintomas do TEAp em crianças de 7 a 12 anos, estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Uma revisão de literatura foi realizada com o objetivo de identificar os sintomas característicos do TEAp e desenvolver os itens. Realizou-se análise de juízes com 7 especialistas, e análise semântica com 8 professoras. A concordância entre juízes foi calculada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). A fim de verificar a estrutura fatorial do instrumento, realizou-se uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) a partir dos dados coletados com 308 professores do 2º ao 5º ano, de 19 estados brasileiros, com média de idade de 42,9 anos. Foram elaborados 80 itens, dos quais 76 foram avaliados como relevantes para a composição da ESATA, após a análise de juízes. Obteve-se IVC total = 0,98. A AFE, mostrou um melhor ajuste dos dados numa estrutura bifatorial, sendo o primeiro fator denominado Leitura e Escrita, com cargas variando de .44 a .89, e o segundo fator denominado Matemática, com cargas variando de .57 a .94. Ambos os fatores explicaram 58% da variância. O α de Cronbach para a escala total foi de .99, indicando excelente confiabilidade da ESATA com 74 itens.
Specific Learning Disorder (SLD) is a neurodevelopmental condition characterized by impairments in the acquisition of reading, writing and math skills, with a prevalence rate around 5% in schoolchildren. This disorder has a high rate of comorbidity between impairments in school skills, that is, children who are impaired in the domains of reading and writing often also have difficulties with math skills. For this reason, carrying out a comprehensive assessment of the individual’s academic performance and functioning is important, and scales can be very useful in this process, especially because they allow the verification of the frequency at which symptoms are present in the child and in which domains there is greater impairment, and can also help in monitoring the effects of interventions. Currently, there is a shortage of psychometric scales for the screening of the disorder in schoolchildren in the national context. The presente study aims to develop and present evidences of validity and reliability of the Escala de Avaliação do Transtorno Específico da Aprendizagem (ESATA), a Likert-type scale answered by the teacher for the screening of SLD symptoms in children aged 7 to 12 years, students from 2nd to 5th grade. A literature review was carried out in order to identify the characteristic symptoms of SLD and develop the items. An expert panel review was performed with 7 experts, as well a semantic analysis with 8 teachers. Judge’s agreement was calculated using the Content Validity Index (CVI). In order to verify the factor structure of the instrument, an Exploratory Factor Analysis (EFA) was performed based on data collected from 308 2nd to 5th grade teachers, from 19 Brazilian states, with an average age of 42.9 years. 80 items were developed, and 76 were evaluated as relevant for the composition of ESATA, after the expert panel review. Total CVI = 0.98 was obtained. EFA showed a better fit of the data in a bifactorial structure. The Reading and Writing factor presented loads ranging from .44 to .89, and the Mathematics fator presented loads ranging from .57 to .94. Both factors explained 58% of the variance. Cronbach's α for the full scale was .99, indicating excellent reliability of ESATA with 74 items.
Palavras-chave: Transtorno Específico da Aprendizagem
Avaliação neuropsicológica
Dislexia
Discalculia
Escala psicométrica
CNPq: Psicologia
Fundamentos e Medidas da Psicologia
Psicologia do Desenvolvimento Humano
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34636
Data do documento: 27-Dez-2021
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